Metodologias Ativas e Ensino Híbrido: O Futuro da Educação em Pauta

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Por Peterson Prestes

 

Em entrevista exclusiva ao VTNEWS, o Dr. Marcelo Franco Leão, com Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela UFRGS, esclarece importantes aspectos das metodologias ativas e do ensino híbrido, ambos componentes essenciais para o panorama educacional atual.

O que são Metodologias Ativas?

As metodologias ativas, segundo Leão, são estratégias educacionais em que o estudante é central no processo de aprendizagem. Elas se distanciam das abordagens tradicionais ao colocar o aluno no centro, encorajando-os a desenvolver seu senso crítico, pesquisa e argumentação. Ao invés do professor ser a única fonte de conhecimento, ele se transforma em mediador, ajudando os estudantes a se tornarem protagonistas de sua própria educação.

Ensino Híbrido: A Revolução do Ensino

A combinação de momentos presenciais com online, conhecida como ensino híbrido, segundo Leão, é uma realidade que chegou para ficar. Ele destaca a importância desta abordagem para as metodologias ativas, pois possibilita que o aluno busque informação de diversas fontes, seja através de livros, discussões presenciais ou recursos online.

Desafios e Transição

Quando questionado sobre os desafios enfrentados por educadores ao implementar o ensino híbrido e metodologias ativas, Leão ressalta a importância de dominar os espaços educativos propostos. Além disso, ele evidencia como as metodologias ativas auxiliaram na transição entre o ensino remoto e o presencial durante os tempos incertos da pandemia de Covid-19.

Tecnologia a Serviço da Educação

Dr. Marcelo cita várias tecnologias que têm facilitado a educação híbrida e o desenvolvimento de metodologias ativas. Ele menciona, por exemplo, os simuladores da Universidade do Colorado e a plataforma Kahoot, que proporcionam aprendizado dinâmico e divertido para os estudantes.

A Eficiência das Novas Metodologias

Existem diversos estudos que comprovam a eficácia das metodologias ativas associadas ao ensino híbrido. Leão destaca que estas técnicas promovem uma comunicação mais eficaz e compreensão facilitada. Ele lembra ainda que, embora pareça recente, a proposta de metodologias ativas não é nova, sendo defendida desde o século passado por educadores como John Dewey.

Capacitação dos Professores

Para as escolas e instituições de ensino que desejam adotar novas metodologias, o Dr. Leão recomenda fortemente a capacitação contínua dos educadores. Ele ressalta que os professores são eternos aprendizes e, portanto, devem ter oportunidades constantes para se atualizar e aprimorar suas técnicas pedagógicas.

Reação dos Estudantes e Pais

A adaptação ao novo formato de ensino trouxe receios inicialmente. No entanto, tanto estudantes quanto pais estão vendo muitos benefícios no ensino híbrido e nas metodologias ativas, já que utilizam linguagens e recursos tecnológicos com os quais os alunos já estão familiarizados.

Equilibrando Personalização e Curriculares

O ensino personalizado, inerente às metodologias ativas, deve ser balanceado com as necessidades curriculares. Professores têm o desafio de proporcionar uma educação personalizada enquanto cumprem os requisitos do currículo.

Em resumo, as metodologias ativas e o ensino híbrido são aspectos cruciais do cenário educacional moderno. Através de tecnologias e práticas inovadoras, estão moldando a maneira como os alunos aprendem e interagem com o mundo à sua volta.

Dr. Marcelo Franco Leão,

Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde

pela UFRGS

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