Em uma iniciativa inédita, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (1º), a instituição do Memorial da Pandemia de Covid-19. Localizado no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, o espaço se propõe a ser um local de memória e reflexão sobre a trajetória da pandemia no Brasil.
A intenção é que o memorial não somente preserve a memória do desafio enfrentado, mas também sirva como espaço de aprendizado, com foco na preparação e resposta a futuras situações de risco sanitário. O projeto tem como objetivo destacar as causas, consequências, desafios e superações da pandemia, buscando estabelecer novos protocolos e parâmetros científicos de atuação.
Com um caráter educativo, o espaço buscará transmitir conhecimento no campo da saúde, abordando a pandemia de diferentes ângulos e perspectivas. A interdisciplinaridade será um pilar central, garantindo que a temática seja abordada de maneira abrangente, contando com a colaboração de diferentes órgãos governamentais e instituições.
Para dar vida a este projeto, o Ministério da Saúde formará uma comissão especial, responsável por diversas tarefas. Entre elas, destaca-se a proposição do projeto do memorial, a criação de uma política nacional para a preservação da memória da Covid-19 e a supervisão das atividades que serão desenvolvidas no local. Além disso, a comissão terá a autonomia de convidar colaboradores de diferentes áreas, tanto do ministério quanto de outros órgãos e entidades, para enriquecer ainda mais o projeto.
O Memorial da Pandemia promete ser uma etapa importante no processo de compreensão e aprendizado sobre este momento desafiador na história brasileira e global, buscando garantir que as lições aprendidas sejam preservadas para futuras gerações.
Peter Paulo