Ministro da Educação Confirma Manutenção do Enem 2023 Apesar de Vazamento de Imagens

0

O Ministro da Educação, Camilo Santana, assegurou nesta segunda-feira (6) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 não será cancelado, mesmo após a confirmação de que imagens da prova foram compartilhadas nas redes sociais durante a aplicação do exame no domingo (5). “De forma alguma”, respondeu ele, descartando a possibilidade de cancelamento do exame quando indagado por jornalistas.

Falando no Palácio do Planalto depois de uma reunião com o presidente Lula, Santana informou que a Polícia Federal está investigando o vazamento, que incluiu uma prova de redação do Enem. Duas operações foram realizadas pela PF, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal, na tentativa de esclarecer o incidente.

Apesar do vazamento, o ministro fez uma avaliação positiva do primeiro dia de aplicação do exame, citando que houve apenas “ocorrências pontuais”. Um total de 4.293 candidatos foram eliminados por infringir regras estabelecidas no edital, como a posse de dispositivos eletrônicos e a saída da sala antes do horário permitido.

No primeiro dia do Enem 2023, foram realizadas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e a redação. As provas de ciências da natureza e de matemática estão agendadas para o próximo domingo, dia 12 de novembro.

Os resultados do Enem são cruciais para o acesso à educação superior no Brasil, sendo utilizados para ingresso em universidades públicas através do Sisu, obtenção de bolsas em instituições privadas pelo Prouni e para acesso ao Fies, um programa de financiamento de mensalidades em universidades privadas gerenciado pelo MEC.

Peter Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui