Ministro do TSE vota contra recurso de Bolsonaro que busca reverter inelegibilidade

0

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve o primeiro revés no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de reverter sua inelegibilidade por oito anos. Nesta sexta-feira (22), o ministro Benedito Gonçalves votou contra o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente. A deliberação ocorre no plenário virtual do tribunal.

Bolsonaro foi condenado em junho pelo TSE sob a acusação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A condenação se deu após uma reunião no Palácio da Alvorada, em julho do ano anterior, em que Bolsonaro se posicionou contra o sistema eletrônico de votação. O encontro, que contou com a presença de embaixadores, teve sua legalidade questionada pelo PDT.

Na tentativa de reverter a decisão, a defesa de Bolsonaro apresentou um recurso no TSE. Os advogados alegam que houve cerceamento de defesa, apontando a ausência de análise de todos os argumentos por eles trazidos e a negativa para ouvir testemunhas.

No formato de julgamento virtual, cada ministro insere seu voto no sistema sem a necessidade de uma discussão presencial. A previsão é de que o veredicto sobre o recurso seja concluído no dia 28 de setembro.

O voto de Gonçalves é o primeiro de sete. Ainda aguarda-se a manifestação dos ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Raul Araújo, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Peter Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui