Nível da Lagoa dos Patos no RS Alcança Recorde Histórico de 1941 com Aumento de 30cm em 48 Horas

0

A Lagoa dos Patos, localizada no Rio Grande do Sul, testemunhou um aumento significativo em seu nível, subindo 30 centímetros em apenas 48 horas e atingindo a marca de 2,80 metros nesta quinta-feira, 16 de maio. Este feito bateu o recorde histórico estabelecido em 1941. O impacto desse fenômeno está sendo sentido em diversas cidades do estado, especialmente em Pelotas e São Lourenço do Sul.

O aumento do nível da lagoa é atribuído às intensas chuvas que têm assolado o Rio Grande do Sul desde a última semana de abril. Embora uma breve pausa tenha sido observada devido à passagem de uma frente fria, o Climatempo indica que novas precipitações podem ocorrer, já que a frente fria está se deslocando em direção ao mar.

A situação crítica é evidente há mais de duas semanas, uma vez que a Lagoa dos Patos está acima de sua cota de inundação, estabelecida em 1,30 metros, devido ao volume de água proveniente de outras lagoas na região central e norte do estado.

Como resultado, tanto a prefeitura de Pelotas quanto a de São Lourenço do Sul emitiram alertas de cheias. Além disso, o nível do lago Guaíba, elevado pelas águas do Taquari, Caí dos Sinos e Gravataí, está gradativamente diminuindo, enquanto sua água escoa em direção à Lagoa dos Patos. Segundo a Defesa Civil, embora o volume do Guaíba esteja estável, é esperado um aumento na Lagoa dos Patos à medida que a cheia se desloca para o sul.

Os impactos dos temporais no estado já são graves, com 151 mortes registradas, 104 pessoas desaparecidas, 806 feridas e 460 municípios afetados, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil.

Fonte: IstoÉ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui