A mais recente medição realizada nesta quinta-feira (9) indicou que o nível do Rio Guaíba em Porto Alegre diminuiu para 4,90 metros, marcando a primeira vez desde sábado (4) que o rio alcança esse patamar. Contudo, apesar da redução, o Guaíba permanece mais de 2 metros acima da cota de inundação, estabelecida em 3 metros.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) registrou essa diminuição por volta das 15h30 desta quinta-feira, no Cais Mauá. Apesar disso, os moradores relatam que, embora a água pareça estar estável e até recuando em algumas áreas, a situação de inundação persiste em algumas regiões da capital.
O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o número de mortos para 107 em decorrência dos temporais que assolaram o estado. Além disso, há 136 desaparecidos e 374 feridos. O número de desabrigados e desalojados totaliza 232,6 mil pessoas, com 67.563 em abrigos e 165.112 desalojados.
Porto Alegre enfrenta alagamentos generalizados, com a área central da cidade completamente inundada após o transbordamento do lago. Tanto o aeroporto quanto a rodoviária estão fora de operação devido à inundação.
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS estima que o Guaíba levará pelo menos 30 dias para retornar ao nível abaixo dos 3 metros. Na enchente histórica de 1941, foram necessários 32 dias para que as águas baixassem.
Fonte: G1