A Polícia Militar Ambiental, com apoio da Cavalaria, realizou a operação Guardiões do Bioma desde a última sexta-feira (5) até esta segunda-feira (7) em União do Sul e Marcelândia. Durante a operação, foram aplicados R$ 28 milhões em multas. Os locais fiscalizados foram emitidos pela secretaria de Meio Ambiente, sendo constatados crimes de danificação de florestas, uso de motosserra sem licença, executar pesquisa de extração de minérios (Garimpo) sem licença e posse de arma de fogo.
Conforme boletim, os alertas de desflorestamento foram monitorados via satélite e disponibilizados pela SEMA. Durante inspeção nas áreas degradadas ilegalmente, foram constatadas extrações irregulares de madeira com uso de motosserra (04) e dois tratores pneumáticos, assim como localizadas duas espingardas com 11 munições.
Em Marcelândia, os policiais verificaram a execução de pesquisa de extração de minérios (garimpo) sem licenciamento ambiental, onde as áreas foram embargadas. Os maquinários que não tiveram condições de serem retirados dos locais foram destruídos. Já os equipamentos com condições de serem retirados foram apreendidos.
Ainda conforme o relatório policial, foi aplicado o total de R$ 28.367.015,80 (vinte e oito milhões trezentos e sessenta e sete mil e quinze reais e oitenta centavos) de multas. Foram confeccionados três autos de inspeção, três termos de apreensão, dois de infração, termos com 5,4 mil hectares embargados e três boletins de ocorrência.
Midia Jur