A Polícia Civil de Sinop deflagrou nesta manhã (21) a Operação Follow The Money, visando o cumprimento de 136 ordens judiciais contra investigados envolvidos em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Entre os alvos estão um DJ em Sinop e uma farmácia em Cuiabá.
Ao todo, estão sendo cumpridos 56 mandados de busca domiciliar, 60 prisões temporárias, 17 ordens de bloqueio bancário, dois sequestros e cautela de veículos. A operação se estende por cidades de três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.
As investigações tiveram início após a apreensão de 400 tabletes de maconha em uma chácara na zona rural de Sinop, em julho de 2022. A partir desse evento, descobriu-se um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico de drogas na região.
Um DJ de Sinop é apontado como o responsável por realizar os repasses de valores. Além disso, foram identificadas empresas fantasmas e reais que dissimulavam o capital ilícito para dar uma aparência de legalidade às transações.
A Operação Follow The Money também mira familiares do líder de uma facção criminosa atuante em Mato Grosso, incluindo esposa, cunhada e irmão do líder. O criminoso, que está custodiado na Penitenciária Central do Estado, também é alvo da ação, com buscas em sua cela.
Uma das empresas envolvidas na lavagem de dinheiro é uma farmácia em Cuiabá, cujas atividades foram suspensas judicialmente. Os medicamentos apreendidos serão doados à secretaria de saúde do município.
A operação mobilizou 92 equipes de Delegacias da Polícia Civil, com apoio das Regionais de Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Juína e Nova Mutum, além de unidades especializadas e aeronave do Cioaper.
Fonte: MidiaNews