A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), relatou que aproximadamente 400 famílias foram severamente afetadas pelos alagamentos decorrentes do temporal que assolou o município neste último fim de semana. Segundo ela, cerca de duas mil famílias se cadastraram para receber auxílio diante dos prejuízos causados pela inundação.
O temporal, que ocorreu no sábado (10), resultou em mais de 200 milímetros de chuva em apenas três horas, ocasionando o transbordamento do córrego Sangradouro e invadindo as residências de aproximadamente 7 mil pessoas.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Cáceres declarou estado de emergência, buscando viabilizar auxílio financeiro por parte dos governos estadual e federal para lidar com os estragos.
“Estar cadastrado nessas situações emergenciais é imprescindível para que as famílias afetadas recebam a assistência necessária. Estamos trabalhando arduamente para identificar as perdas e buscar formas de ajudar essas pessoas, especialmente aquelas que perderam tudo”, destacou a prefeita em entrevista à rádio CBN Cuiabá.
Os estragos atingiram principalmente seis bairros da cidade, incluindo Cavalhada I, II e III; Maracanãzinho; Vila Nova; Betel; Cohab Velha; Santa Cruz e Espírito Santo. Eliene atribuiu parte dos problemas à falta de drenagem e ao crescimento desordenado em áreas de risco, como o Bairro Espírito Santo.
Apesar dos esforços para minimizar os impactos, a prefeita ressaltou que um estudo da Unemat indicou que nenhum sistema de drenagem seria capaz de conter a quantidade de chuva que caiu no sábado.
A Prefeitura continua avaliando os danos e mobilizando equipes para auxiliar nas áreas afetadas. Embora haja previsão de chuvas para o dia, a expectativa é de que não atinjam a mesma intensidade do temporal do fim de semana.