O Brasil enfrenta um risco iminente de chuvas fortes em todas as suas regiões, impulsionado por uma grande massa de ar quente e úmido que domina o país. Essas condições climáticas, com calor e umidade elevada, são propícias para a formação de nuvens carregadas, podendo resultar em temporais. A previsão indica que as chuvas serão mais intensas, principalmente à tarde e à noite.
Uma frente fria se afasta em alto-mar, na costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Enquanto isso, áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical ampliam a chuva no Amapá.
Região Sul:
No Sul do Brasil, o calor, a umidade elevada e uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, somados à passagem de uma frente fria pela costa catarinense, contribuem para a formação de nuvens carregadas. Há potencial para chuvas fortes nos estados do Paraná, Santa Catarina e no centro-norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Além disso, o sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Alegrete e Uruguaiana, enfrenta risco de alagamentos e transtornos devido à intensidade das chuvas.
Região Sudeste:
No Sudeste, nuvens carregadas se formam devido ao calor e à umidade predominantes. A exceção é o extremo norte de Minas Gerais, próximo à Bahia, onde o sol permanece forte o dia todo. Nas demais áreas de Minas Gerais, interior do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, intercaladas com períodos de sol. Na Grande São Paulo e no interior paulista, o sol forte dá lugar a chuvas com raios à tarde e à noite, com risco de intensidade moderada a forte.
Região Centro-Oeste:
Nuvens carregadas se formam sobre o Centro-Oeste devido ao calor e à umidade elevada. A região pantaneira no oeste/noroeste de Mato Grosso do Sul experimenta um dia com muito sol e calor intenso, sem chuvas. Nas demais áreas deste estado, assim como em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, o dia é marcado por muitas nuvens, pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol.
Região Nordeste:
A presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) reduz a nebulosidade em parte do Nordeste. O sol brilha forte em todos os estados da região, com possibilidade de pancadas de chuva e raios a qualquer hora em algumas localidades, como Maranhão, Piauí, sertão do Ceará, de Pernambuco e na divisa da Bahia com o Piauí.
Região Norte:
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical afetam o Amapá, aumentando as condições para chuva. No Acre, sul do Amazonas, Roraima, centro e norte do Pará, o sol predomina durante a maior parte do dia, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Nas demais áreas da Região Norte, períodos com sol são intercalados com chuvas a qualquer hora, havendo risco de chuva forte.
Alertas Meteorológicos para 10/01/2024 – Quarta-feira:
- Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Macapá, Teresina, Maceió e Aracaju.
- Aviso especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com raios e rajadas de vento acima de 91 km/h no sudoeste do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai e a Argentina.
- Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h em diversas regiões, incluindo centro, sul e litoral sul do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Minas Gerais (inclui Grande BH), Triângulo Mineiro, centro, norte e leste Mato Grosso, Goiás (exceto o nordeste do estado), sudoeste/oeste do Tocantins, sul do Pará, centro, leste e oeste do Amazonas, sul de Rondônia.
- Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51 km/h a 70 km/h em diversas regiões, incluindo centro, norte e nordeste do Rio Grande do Sul (inclui Porto Alegre), em Santa Catarina no Paraná (exceto oeste/noroeste do estado), São Paulo (exceto o litoral e extremo oeste do estado), interior do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce, nordeste de Goiás, Distrito Federal, sul e oeste de Mato Grosso, nordeste de Mato Grosso do Sul, sertão da Bahia, do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba, em Sergipe, Alagoas, centro e leste do Piauí, Tocantins (exceto no oeste/sudoeste do estado), centro-oeste e centro-leste do Pará, norte do Amazonas, centro-oeste de Roraima, Acre, Amapá, centro, norte e oeste de Rondônia.
A população deve estar atenta aos alertas e precauções para garantir a segurança diante das condições meteorológicas adversas previstas.
Fonte: Clima Tempo