De acordo com Patrícia Carvalho, líder do Núcleo de Mediação Escolar, as aulas foram desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento UTRIP, premiado mundialmente pelos seus trabalhos em prevenção. Todo material do curso foi desenvolvido baseado em evidências científicas e traz conteúdo de fácil entendimento, pois transforma a linguagem científica em termos simplificados, facilitando assim o aprendizado e a visão prática no dia a dia.
O Curso de Prevenção nas Escolas e Comunidades é baseado nos seguintes alicerces: evidências científicas, customizar, identificação e percepção, e desmistificação. A capacitação é realizada em parceria com o Issup Brasil e o Freemind.
“O curso é 100% gratuito e estará disponível em uma plataforma com videoaulas e apresentações. Todos os cursistas que completarem o curso receberão certificação internacional. Para fazer sua inscrição basta preencher nome completo, e-mail, número do whatsapp e o estado onde mora. E, assim que for matriculado, o participante receberá um e-mail avisando que poderá acessar a plataforma”, disse.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, convidou todos os professores da Rede Estadual para participarem das aulas.
“É uma oportunidade de realização e, por isso, gostaria de fazer o convite para todos os nossos professores, pois o tema é de grande importância dentro do ambiente escolar. Contamos com a participação de todos durante este processo porque sabemos que o conhecimento e a prevenção em assuntos como esse é de grande relevância”, avaliou o secretário.
A técnica administrativa Educacional, Marcia Verdego, já participou do curso e avalia que os conteúdos são de grande valia para seu conhecimento profissional referente a prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar. “Esses espaços de formação e reflexão sobre a temática de prevenção precisam ser tratados como prioridade no ambiente escolar. As estratégias apresentadas no curso possibilitam que a escola ultrapasse o limite de suas paredes, tornando possível a relação transformadora entre a escola e toda comunidade. E a aplicabilidade do pode variar de acordo com vários fatores, incluindo o contexto da escola, pais e toda a comunidade”, finaliza.
Faça a inscrição clicando aqui.
Issup Brasil e Fremind
O Freemind e a ISSUP Brasil, são organizações de membros que se mobilizam contra a dor e o sofrimento que as drogas trazem às famílias. Juntos eles desenvolvem vários Workshop de prevenção nas escolas, além de oferecer apoio na recuperação do uso de substâncias.