A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, na manhã de terça-feira (28), Rodrigues Alves e Paulo Picchetti para assumirem cargos na diretoria do Banco Central (BC). As indicações ainda aguardam confirmação pelo plenário da Casa para serem oficializadas.
Rodrigues Alves, com aprovação de 22 votos a favor e um contra, foi indicado para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Alves, funcionário de carreira do BC, é graduado, mestre e doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Durante sua sabatina, enfatizou a importância da autonomia do BC em relação à sociedade e democracia, comprometendo-se a atuar pela recomposição da carreira dos servidores do BC e pela coordenação entre as políticas monetária e fiscal.
Já Paulo Picchetti, aprovado com 20 votos a favor, um contra e uma abstenção, foi escolhido para a Diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos. Picchetti, professor pesquisador da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), destacou a interligação entre a política monetária e a situação fiscal do país, ressaltando a importância de um arcabouço fiscal que assegure a sustentabilidade da dívida pública.
Ambos os indicados defenderam a necessidade de um Banco Central independente, capaz de tomar decisões técnicas livres de pressões políticas externas, para garantir resultados eficazes para o país
Por Peterson Prestes