Em um dia marcante para a aldeia Meruri, da etnia Boe-Bororo, situada na região do município de General Carneiro, o Superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos, uniu forças com a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, para fazer entregas significativas e vistoriar projetos sociais. A visita aconteceu em 28 de agosto e fez parte de um esforço coordenado para atender às necessidades da comunidade indígena, que conta com cerca de 600 membros.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), e contou com a distribuição de benefícios dos programas SER Família Solidário e Aconchego. Uma caminhonete Hilux também foi doada, graças à Secretaria de Estado de Agricultura (Seaf), além de cadeiras de rodas fornecidas pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac).
Agnaldo Santos, cujo papel como Superintendente de Assuntos Indígenas tem sido fundamental, ressaltou o compromisso contínuo do Governo de Mato Grosso em atender às demandas das comunidades indígenas. “Este é apenas um exemplo de como estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais e organizações para melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas”, afirmou Agnaldo.
A comitiva também inspecionou a Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, que está passando por uma reforma significativa. Virginia Mendes expressou sua gratidão ao secretário de Estado de Educação, Alan Porto, pelo progresso da obra.
A primeira-dama compartilhou seu entusiasmo pela visita, destacando que esta foi sua terceira vez na aldeia e que ela pretende retornar para a inauguração da escola. O cacique Osmar Aroenoguaijwy e outros líderes da comunidade também expressaram sua gratidão, apontando para as transformações positivas que estão ocorrendo graças ao apoio contínuo do governo e da primeira-dama.
O evento também foi enriquecido por danças tradicionais, cantos e representações teatrais, tudo em homenagem à primeira-dama e aos esforços conjuntos com o superintendente Agnaldo Santos.
“É incomum ver um governo e uma primeira-dama tão dedicados aos povos indígenas. Além de recursos materiais, vocês trouxeram amor e dignidade para nossa comunidade”, elogiou o padre Andelson Dias, diretor e pároco da Missão Salesiana na aldeia.
Juliano Jorge, presidente da Metamat, reafirmou a relevância do programa “Água para Todos”, destacando que cerca de 10% da população indígena do estado já foi beneficiada.
A ação coletiva, reforçada pela presença e compromisso de Agnaldo Santos e Virginia Mendes, representa um passo importante na direção de uma maior inclusão e bem-estar para as comunidades indígenas de Mato Grosso. Diversas outras autoridades e líderes comunitários marcaram presença, solidificando a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável e humano da região.
Peterson Prestes