O clima tenso tomou conta do cenário político em Cuiabá após o vereador Dilemário Alencar (Podemos) solicitar publicamente a demissão da secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. O motivo da reivindicação é a falta de estrutura adequada em uma escola infantil do Bairro Osmar Cabral, onde as crianças têm enfrentado aulas e refeições sob temperaturas extremamente elevadas.
De acordo com Dilemário, alunos da instituição têm sido submetidos a temperaturas que chegam aos 45°C. “As crianças pegam a merenda, voltam para sala de aula e aí vão comer dentro da sala de aula no maior calorão. Crianças pingando suor porque aqui nessa escola não tem o espaço de refeitório”, desabafou o vereador.
A cidade de Cuiabá, nos últimos tempos, tem enfrentado altas temperaturas. Em 19 de outubro, um novo recorde foi estabelecido, com a marca dos 43,2°C. A previsão é que o clima quente continue ao longo de novembro, o que pode agravar ainda mais a situação das instituições de ensino que não contam com ar-condicionado.
Para corroborar suas alegações, Dilemário publicou um vídeo mostrando a situação vivida pelas crianças na escola. Em seu relato, uma professora informou que a escola está sem ar-condicionado há cerca de três anos e que, além disso, os alunos não têm um local apropriado para suas refeições.
O vereador não poupou críticas à gestão da secretária de Educação e também ao prefeito da cidade, Emanuel Pinheiro (MDB). “Essa secretária [de Educação] tem que ser demitida. Se o prefeito tiver vergonha na cara, ele demite essa secretária, não tem mais condições”, exclamou Dilemário. E acrescentou: “Se o prefeito não demitir é porque ele é conivente com essa péssima gestão com os recursos da Educação”.
Segundo dados do Portal Transparência, o orçamento destinado à Educação este ano é de R$ 823.701.014. Resta agora aguardar as medidas que serão tomadas diante dessa situação e da repercussão da denúncia feita pelo vereador.
Veja o Vídeo:
Da Redação