Uma discussão entre dois deputados federais quase terminou em agressão física durante os discursos parlamentares na Câmara na tarde de quarta-feira (6). Tudo começou quando o deputado Paulo Guedes (PT-MG) estava no plenário e rebateu críticas ao presidente Lula (PT) feitas pelo parlamentar Gilvan da Federal (PL-ES), apoiador de Jair Bolsonaro (PL). As cenas da confusão foram transmitidas ao vivo pela TV Câmara.
“O senhor precisa se enrolar em uma bandeira para enganar as pessoas. Seja brasileiro. Seja homem, rapaz. Seja brasileiro. Seja homem. Seja brasileiro. Você é covarde”, afirmou o petista. A citação à bandeira ocorreu porque Gilvan costuma usar o item na Casa.
Na sequência, a câmera flagra Gilvan indo para cima de Guedes, que ainda está no plenário junto ao microfone. É possível ver outros deputados se aproximando e ouvir alguns gritos. Gilvan chega a apontar o dedo em direção ao rosto de Guedes e é contido por ao menos quatro parlamentares. O petista mantém as mãos para trás durante a confusão. O bolsonarista ainda aparenta gritar “moleque” ao menos duas vezes.
O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), que coordenava a sessão, pede diversas vezes para manter calma no plenário e afirma que a discussão democrática é comum no Parlamento, desde que seja “natural”. Ele ainda relembrou que havia visitantes estrangeiros visitando a Casa no momento da confusão.
Mídia News