terça-feira, maio 18, 2021
HomeOpiniãoCuiabá terra de amor

Cuiabá terra de amor

A jovem senhora Cuiabá, depois de passar por tantas situações difíceis, como pandemias, revoltas e guerras, mas também depois de nos dar tantas alegrias, chegou aos seus 302 anos em plena pandemia do coronavirus clamando pelos melhores esforços de seus filhos.

Sabemos que a nossa Cuiabá é mais que uma cidade. Cuiabá é abraço capaz de “ajojar” a todos que aqui chegam ou passam.

Cuiabá é esperança de dias melhores, que mata a fome de amor e de carinho dos filhos aqui nascidos ou chegados, sem distinção ou discriminação.

Cuiabá que é canto de ninar entoado nas notas sonoras de sua viola de cocho, nas cantilenas de roda junto ao seu eterno parceiro ganzá, vozes de aconchego, de chega mais pra cá que sempre tem lugar para mais um.

Cuiabá de lendas e encantos banhados pelas águas dos rios, que vêm das serras frias e se enamoram no calor das planícies pantaneiras em busca do mar.

Cuiabá do cerrado, dos alagados e da fartura, do sincretismo. Cuiabá que a todos aceita na sua forma de orar, rezar, meditar ou simplesmente contemplar a vida espiritual a sua maneira.

Cuiabá que acolhe, que colhe e distribui o fruto e o afeto. Que nas horas mais difíceis enxuga as lágrimas e nina os seus.

Cuiabá que agrega seus 140 municípios filhos em seu seio, que acolhe em seu colo os brasileiros de todas as regiões e das outras 25 unidades federativas e mais do Distrito Federal.

Cuiabá, onde os seres humanos de todo os países do mundo se encontram através do olhar caloroso, de um bom dia fraterno, de uma boa tarde sorridente, ou mesmo de um boa noite “xomano”, como se de outras terras não viessem.

Cuiabá da vida, Cuiabá da esperança, Cuiabá do acalento, Cuiabá de todos nós!

Por tudo isso. Pelo que esta cidade representa em nossas vidas, ela merece nosso amor, merece nosso cuidado. E a melhor forma de fazer isso, neste momento difícil, é cuidar das pessoas que aqui vivem e fazem desta cidade um aglomerado de gente tão especial.

Nosso melhor presente é nossa responsabilidade para com nós mesmos e para com seus filhos que aqui vivem ou passam.

Cuiabá precisa de união daqueles que detém o poder. Precisa de menos confusão e mais união em prol da saúde física e mental de seus habitantes.

Cuiabá precisa da nossa atitude. Precisa que cuidemos uns dos outros, não nos aglomerando, usando máscara, fazendo a higienização correta, lavando as mãos, usando álcool em gel, falando mais com as pessoas por telefone ou vídeo chamada, evitando as visitas físicas, mas não poupando nossa voz de amor e de apoio.

Para quem tem amor a este chão, Cuiabá é o paraíso na terra, local abençoado pelo Bom Jesus De Cuiabá. É aqui que viemos é aqui que queremos ficar. Parabéns, capital do cerrado, do pantanal, das chapadas, das cachoeiras, dos alimentos que alimentam o mundo. Parabéns capital do amor!

Deputado Eduardo Botelho

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments