Comércio de Sinop fecha por seis dias em apoio a manifestações

0

Cerca de 200 empresários de Sinop resolveram fazer uma paralisação de seis dias em apoio às manifestações iniciadas após o final do segundo turno da eleição presidencial. O comércio da cidade deve fechar entre hoje (22) e o próximo domingo (27).

Há notícia de que comerciantes de Nova Mutum e Sorriso também devem adotar a mesma estratégia. A situação pode ser configurada como “locaute”, quando empregadores paralisam as atividades. É o contrário de greve, quando a paralisação é dos trabalhadores.

No caso de Sinop, a decisão foi tomada em reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em reunião na tarde de segunda-feira (21). De acordo com a CDL, depois da fala espontânea de alguns empresários, a maioria decidiu por manifestar apoio aos protestos e fechar o comércio no período.

“Os diretores da CDL deixaram claro a todos, que a entidade não tem o poder legal e estatutário para convocar ou promover o fechamento das empresas, decisão esta que deve ser tomada por cada empresário”, informou a CDL em comunicado.

Os diretores da organização ainda orientaram aos empresários que devem zelar “pela segurança de sua empresa, colaboradores e para que façam um manifesto pacífico”.

“A CDL Sinop preza pelo bem-estar dos seus associados, reforçando que cada um tem o direito de se expressar livremente”, defendeu a instituição.

Midia Jur