“Vacina é essencial para retorno das aulas”, diz vereador

    0
    255

    Assessoria

    O vereador recém-eleito em Cuiabá, Dr. Luiz Fernando (Republicanos) é contra o retorno das aulas presencial na rede pública e particular sem antes a imunização contra a covid-19 das crianças e adultos em massa.

    Para o parlamentar, a vacina é essencial para que as crianças retornem de forma segura aos estudos, já que muitas delas passam de forma assintomática e acabam sendo responsáveis pela transmissão do vírus.

    “Se voltar temos que saber se as aulas serão de forma híbrida mesmo, se o distanciamento será de fato cumprido e ainda se os professores estão preparados para tal mudança. Percebe-se que deve ser feito diversos questionamento, e, partindo deste princípio sabemos que a vacina é a melhor maneira de manter nossas crianças seguras”, disse o vereador.

    Na tarde de quarta-feira (13), o vereador esteve empenhado em se reunir com o presidente da Câmara Municipal da Capital, Jucá do Guaraná (MDB) e outros profissionais da Saúde para debater qual o melhor método de vacinação que pode ser adotado em Cuiabá.

    Além dos vereadores, também acompanham a pauta: Secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, Dr. João Leopoldo Bassan, a presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Hildenete Monteiro Fortes e a Dr. Giovanna Laura Galvão Costa (que é dermatologista, clínica médica e atua na linha de frente do tratamento da covid-19).

    Todos são a favor o quanto antes da imunização. E, nos próximos 15 dias, uma nova reunião será agendada com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para poder detalhar precisamente sobre o plano de vacinação que a Capital irá adotar.

    Na tarde de quinta-feira (14), o prefeito adiantou à imprensa que a vacinação contra o coronavírus (covid-19) está programada para começar no dia 20 deste mês. Inicialmente, serão profissionais da saúde e grupos de risco, como os idosos, acima de 60 anos. No entanto, ainda é aguardado pelos Estados e municípios a liberação de uma vacina pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

    Volta às aulas
    Em meio a um possível novo pico da covid-19, as aulas estão previstas para retornar no próximo dia 8 de fevereiro na rede estadual de Mato Grosso. Há também uma perspectiva de reabertura das escolas municipais do setor privado.

    Outro ponto importante observado pelo vereador é a previsão do revezamento de alunos para diminuir pela metade a lotação das salas. Em uma sala de 48 metros quadrados cabem 35 alunos, porém esse número deve ser reduzido pela metade.

    “Acredito que os pais se sentem muito inseguros. E, por isso a Câmara Municipal e a Prefeitura de Cuiabá estão muito preocupados e interessados com o assunto, já que é válido para o momento e todos precisam manter-se seguro para que o vírus não se prolifere ainda mais”, finalizou.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui