Com 206 votos, o promotor de Justiça Deosdete Cruz Júnior conquistou o primeiro lugar na lista tríplice que será encaminhada ao governador Mauro Mendes (União) para escolha do chefe do Ministério Público Estadual (MPE), para os próximos dois anos.
A segunda colocada, promotora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, recebeu 76 votos. Nesta eleição, apenas dois candidatos participaram da disputa.
Deosdete é aliado do atual procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, e atua na subprocuradoria-geral de Justiça Jurídica e Institucional. O futuro chefe do MPE está há 17 anos no órgão, desde 2005.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, procurador de Justiça Ezequiel Borges, a lista será encaminhada ao Colégio de Procuradores de Justiça que deve se reunir na próxima segunda-feira (12) para homologação do resultado.
“Após a homologação, o procurador-geral de Justiça encaminhará a lista ao governador do Estado. Caberá ao chefe do Poder Executivo realizar a nomeação”,explicou. Em Mato Grosso, tradicionalmente é respeitada a escolha da categoria.
A posse do novo procurador-geral de Justiça ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro. Participaram da eleição todos os 258 votantes, com registro de dois votos em branco e nenhuma abstenção. O primeiro colocado obteve 180 votos singulares e a concorrente 50.
Midia Jur