MT Envia Nova Equipe de Bombeiros para Apoiar Buscas no RS

0

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) enviou uma nova equipe, composta por 11 bombeiros e quatro cães farejadores, para reforçar as operações de busca nas cidades afetadas pelo desastre natural no Rio Grande do Sul. A equipe partiu para Porto Alegre nesta sexta-feira (7).

Os bombeiros estão se deslocando por via terrestre e devem chegar ao destino na segunda-feira (10). A previsão inicial é que permaneçam no Rio Grande do Sul até o dia 21 de junho.

Para apoiar as atividades, a equipe está equipada com quatro viaturas, incluindo uma destinada especificamente ao transporte dos cães farejadores. Além disso, levaram diversos equipamentos e suprimentos essenciais para as operações de busca, localização e extração de vítimas. Entre os materiais de reposição, estão incluídos itens como uma bateria para um caminhão e equipamentos de sapadores e descontaminação.

O comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges Ferreira, explicou que nas primeiras fases das ações de resposta às enchentes no Rio Grande do Sul, o foco principal foi estabelecer uma estrutura ágil para resgatar pessoas ilhadas e atender as necessidades humanitárias imediatas.

“Nessa fase inicial, utilizamos embarcações como barcos e jet skis para acessar áreas de difícil acesso e resgatar as pessoas isoladas pelas inundações. Agora que as águas recuaram, entramos em uma segunda etapa dos esforços, concentrando-nos nas buscas por vítimas desaparecidas. Para essa tarefa, estamos aumentando o número de profissionais especializados em busca, assim como para lidar com estruturas colapsadas”, destacou o coronel.

De acordo com o comandante da operação, major André Luiz Dechamps, a equipe está preparada e tem como meta ser o mais produtiva possível para alcançar o objetivo de apoiar as operações neste momento crítico.

“Estamos com uma equipe bem treinada e pronta para apoiar os esforços de resposta no RS. Embora seja uma área diferente da que estamos acostumados, temos total confiança na capacidade dos nossos militares de contribuir de forma eficaz. Sabemos que o desastre passa por diferentes fases, exigindo uma atuação contínua para resolver os diversos problemas que surgem. Por isso, a chegada da nossa equipe é essencial para dar continuidade ao trabalho iniciado pelo primeiro grupo. Vamos buscar obter todas as informações relevantes e avançar a partir do ponto onde a operação anterior parou, garantindo a efetividade das ações a longo prazo”, afirmou o major.

Fonte: BaixadaCuiabana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui