A cúpula do bolsonarismo está considerando lançar Carlos Bolsonaro (PL-RJ), vereador do Rio de Janeiro, como candidato ao Senado Federal em 2026 por Mato Grosso. A ideia está sendo discutida diretamente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A escolha de Mato Grosso se baseia na percepção de que o estado é um dos mais bolsonaristas do Brasil. Interlocutores próximos ao ex-presidente afirmam que Carlos Bolsonaro poderia se eleger senador sem nem precisar visitar Mato Grosso. Na eleição presidencial de 2022, Jair Bolsonaro obteve 65% dos votos no estado, contra 35% de Lula.
A estratégia de eleger toda a família Bolsonaro para o Senado, conhecida como ‘familiocracia’, não foi compartilhada com o PL em Mato Grosso nem com os bolsonaristas mais antigos. O PL do estado já havia anunciado o deputado federal José Medeiros (PL) como candidato ao Senado em 2026, após ele ter sido preterido nas últimas duas eleições. Além disso, o partido indicou o senador Wellington Fagundes (PL) como candidato ao governo.
A reportagem tentou contatar Ananias Filho, presidente do PL em Mato Grosso, para comentar a situação, mas ele não respondeu. Caso Carlos Bolsonaro realmente mude seu colégio eleitoral para Mato Grosso, o PL pode formar uma chapa pura com candidatos do partido, o que pode levar José Medeiros a ser preterido novamente.
Fonte: BaixadaCuiabana