O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participou de uma longa entrevista com o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, na noite desta segunda-feira (12). O encontro, que marcou o retorno oficial de Trump à plataforma, foi marcado por falhas técnicas que causaram um atraso de 40 minutos, frustrando muitos usuários que tentavam acessar a transmissão ao vivo. A conversa ocorreu no “Spaces”, recurso de áudio ao vivo da rede social, e teve como objetivo ampliar o alcance de Trump na corrida eleitoral.
Logo no início da entrevista, Trump relembrou um atentado que sofreu em 13 de julho, dizendo a Musk: “Se eu não tivesse virado a cabeça, não estaria falando com você agora”. Ao longo de mais de duas horas de diálogo, o ex-presidente repetiu muitos de seus conhecidos slogans de campanha, criticando o atual presidente Joe Biden por sua condução das guerras em Gaza e na Ucrânia. Trump também reiterou suas críticas à vice-presidente Kamala Harris e às políticas de imigração do governo atual, classificando-as como frouxas.
Trump defendeu abertamente a deportação em massa, destacando que milhões de pessoas estão cruzando ilegalmente a fronteira todos os meses. Ele também endossou a opinião de Musk de que a maioria dos imigrantes não são “ruins”, embora Trump tenha difamado imigrantes sem documentos ao longo de sua campanha, afirmando, sem provas, que países estão enviando criminosos e doentes mentais para os Estados Unidos.
Durante a conversa, Musk sugeriu que poderia se juntar a um futuro governo Trump para ajudar a cortar desperdícios, ao que Trump respondeu positivamente, chamando Musk de “o maior cortador”, uma referência às demissões em massa que o bilionário fez em suas empresas. Trump ainda elogiou os veículos elétricos da Tesla, suavizando suas críticas anteriores, mas destacou que a produção desses carros ainda depende de combustíveis fósseis, o que gerou um pequeno desacordo entre os dois.
Horas antes da entrevista, Trump postou um vídeo em sua conta no X, relembrando seu tempo como presidente e repetindo uma de suas frases de campanha sobre os processos legais que enfrenta: “Eles não estão vindo atrás de mim, estão vindo atrás de você, e eu só estou no caminho deles, e nunca sairei do caminho”.
Fonte: JovemPan