Tailândia Investiga Suspeita de Nova Variante mais Grave do Mpox

0

As autoridades da Tailândia estão em alerta máximo nesta quarta-feira (21) devido a um possível caso de uma nova variante mais grave do Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos. O chefe do Departamento de Controle de Doenças da Tailândia, Thongchai Keeratihattayakorn, informou que o paciente, um europeu de 66 anos, chegou ao país em 14 de agosto, após ter passado pelo Oriente Médio, e começou a apresentar sintomas, como febre e erupções cutâneas, no dia seguinte.

O paciente testou negativo para a variante clado 2 do Mpox, mas os testes para a nova e mais contagiosa variante clado 1b ainda são inconclusivos. Thongchai destacou que os resultados definitivos sobre a presença da variante clado 1b devem ser divulgados na sexta-feira (23). Enquanto isso, uma equipe de monitoramento acompanha 43 pessoas que estiveram em contato com o paciente, que, até o momento, não apresenta sintomas graves.

Esse alerta surge após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar uma emergência de saúde pública de importância internacional em 14 de agosto, devido ao aumento das infecções por Mpox na África, especialmente pelas variantes clado 1 e clado 1b. Até agora, uma dúzia de países africanos registraram 18.910 casos e 541 mortes relacionadas ao vírus em 2024, sendo a República Democrática do Congo o país mais afetado.

O clado 1b é particularmente preocupante porque se espalha mais facilmente entre as pessoas e tende a causar sintomas mais graves. Em 15 de agosto, a Suécia confirmou o primeiro caso dessa variante fora da África, sinalizando que o vírus pode estar se espalhando internacionalmente. Diferente do clado 2, que causou surtos anteriores na África, Europa, América do Norte e outras regiões em 2022, o clado 1b representa um risco elevado devido à sua maior transmissibilidade e severidade dos sintomas.

Fonte: JovemPan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui