Acampamento Terra Livre: Demandas Indígenas em Destaque e Reuniões com o Governo Federal

    0
    20

    Lideranças indígenas reuniram-se no Acampamento Terra Livre em Brasília nesta segunda-feira (22) para exigir a demarcação de terras e o respeito aos direitos dos povos originários. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) anunciou que reuniões foram agendadas com o governo federal para abordar as principais questões enfrentadas pelos indígenas.

    De acordo com Kleber Karipuna, coordenador executivo da Apib pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), encontros já estão programados com os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social. Na terça-feira (23), está prevista uma marcha em direção ao Congresso Nacional, seguida, na quinta-feira (25), por outra marcha em direção ao Palácio do Planalto. A expectativa é que o presidente Lula receba os indígenas na sede do governo.

    Na sexta-feira (26), os líderes indígenas esperam se reunir com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para discutir a cota de candidaturas indígenas nas eleições.

    O Acampamento Terra Livre é o maior evento de mobilização indígena do país, reunindo mais de 30 atividades previstas. O evento, organizado pela Apib e suas organizações regionais de base, espera contar com a participação de seis mil pessoas, representando 200 povos indígenas de todas as regiões do Brasil.

    Entre as principais pautas da mobilização está o enfrentamento das ameaças aos povos indígenas no legislativo federal, com destaque para o debate sobre o Marco Temporal, que restringe a demarcação de terras indígenas. A Apib relata nove indígenas assassinados e mais de 23 conflitos em territórios indígenas desde dezembro de 2023, período em que os vetos presidenciais ao Marco Temporal foram derrubados pelo Congresso.

    Fonte: G1

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui