Moradores de Eldorado do Sul Deixam Suas Casas Após Inundações Causadas Pelo Aumento dos Níveis do Guaíba e do Rio Jacuí

0

Os moradores de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, voltaram a sair de suas casas entre a noite de domingo (23) e a manhã desta segunda-feira (24), devido às inundações nos bairros Sans Souci, Itaí e Sol Nascente. De acordo com a Defesa Civil, já são 60 famílias resgatadas.

Chuvas e Ventos Intensos

O aumento dos níveis do lago Guaíba e do Rio Jacuí foi causado pelas fortes chuvas do final de semana e pelos ventos fortes nas direções Sul e Sudeste, que represaram a água. Essa combinação levou à inundação das ruas desses bairros, que são considerados áreas de risco.

Medidas de Resgate

A Defesa Civil está ativa no resgate da população. As famílias afetadas estão sendo aconselhadas a buscar abrigo no prédio público Solon Tavares, em Guaíba, onde funciona a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Também há opções de acolhimento no Centro de Eldorado do Sul, mas a recomendação é prioritariamente buscar abrigo em Guaíba.

Histórico de Inundações

Em maio deste ano, Eldorado do Sul enfrentou uma inundação que afetou mais de 90% do município, forçando 40 mil pessoas a deixarem suas casas. A catástrofe ambiental resultou de fortes cheias após um período intenso de chuvas entre o fim de abril e início de maio.

Impacto e Assistência

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registrou 177 óbitos e 37 pessoas desaparecidas desde o final de abril, devido às enchentes que assolaram o estado. Mais de 800 pessoas ficaram feridas e mais de 10 mil estão fora de suas casas.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui