Como hackers podem encontrar seu número de telefone ou vincular suas informações a ele?

    0
    185

    BLOG DO ALTIERES ROHR

    O recebimento de mensagens inesperadas por torpedos SMS ou no WhatsApp pode dar a impressão de que criminosos conseguem facilmente obter o seu número de telefone – e isso é verdade, mas há alguns detalhes importantes que devem ser compreendidos antes de nos preocuparmos com essas comunicações.

    O número de telefone, por si só, não é uma informação confidencial. Ao contrário de um endereço de e-mail, que é escolhido livremente e pode ter grande variação, números de telefone são sequenciais. Em outras palavras, se existe o número 1020, existe o número 1021, o 1022 e assim por diante.

    Por exemplo: se o responsável por um envio de mensagens em massa tivesse condições financeiras e técnicas, ele poderia tentar todos os números desejados e chegar ao máximo de pessoas possível.

    O código de DDD também é um facilitador. A partir do código de área, pode-se ter uma ideia da região onde a pessoa mora.

    Em alguns locais do mundo, os códigos de área são ainda mais específicos do que no Brasil, apontando com ainda mais precisão a cidade onde reside o dono de um número específico.

    Por essa razão, você não precisa se assustar com mensagens inesperadas, nem mesmo se ela menciona a cidade ou região onde você mora.

    Informações de perfil
    O que é merece sua atenção, contudo, são casos em que seu número de telefone aparece associado a outras informações pessoais mais específicas, como endereço de e-mail, bairro e nome completo.

    Dito de outra forma: embora o número em si não seja confidencial, não é desejável que todo mundo saiba que aquele número é o seu.

    Caso suas informações sejam cadastradas conjuntamente com seu número em algum momento, o vínculo entre você e seu número passa a existir. Mais tarde, os dados podem ser obtidos por terceiros para o envio de mensagens em massa ou outras finalidades.

    Em outros casos, no entanto, esses dados podem ser “colhidos” a partir de informações públicas, deixadas em redes sociais ou reveladas por acidente. Essa situação é a mais fácil de evitar.

    O que fazer para melhorar sua privacidade
    Não divulgue seu número de telefone publicamente. Não deixe seu número de telefone aparecendo em seu perfil nas redes sociais, mesmo que para amigos. Evite cadastrar o número de telefone quando não for estritamente necessário ou vantajoso.
    Cuidado com apps que pedem acesso aos seus contatos. Existem aplicativos que prometem identificar as chamadas recebidas, mostrando um nome em vez de apenas o número de quem está ligando. Alguns desses apps também leem os contatos em seu telefone e enviam essa informação para um servidor on-line, o que vai violar a privacidade das pessoas em sua lista de contatos e facilitar associação dos números aos nomes.
    Em redes sociais, não utilize a busca de contatos, nem autorize que seu perfil seja encontrado pelo número de telefone. No aplicativo do Facebook, você pode fazer isso em Configurações > Configurações e privacidade > Configurações de privacidade > “Quem pode procurar você usando o número de telefone fornecido” (deixe “Somente eu”). No aplicativo do Messenger, a opção fica em “Contatos do telefone” (desative a opção “Carregar contatos”). No Instagram, acesse o menu três barras, toque em Configurações > Conta > Sincronizar contatos e desative a opção. Observe que esses ajustes podem dificultar a identificação de perfis de amigos em redes sociais, mas você ainda pode adicionar qualquer pessoa pelo nome de usuário.

    Oculte sua imagem de perfil no WhatsApp. Nas configurações do WhatsApp, toque em “Conta”, “Privacidade” e troque a “Foto do perfil” para “Meus contatos”. Sem isso, sua imagem de perfil ficará associada ao seu número, o que pode facilitar a localização de suas outras contas de rede social por meio de uma pesquisa reversa de imagem (em que a imagem é usada para localizar outras imagens semelhantes, permitindo achar outros perfis que você possui).
    Oculte seu nome no WhatsApp. Nas configurações do WhatsApp, toque no seu “nome” na parte superior e remova seu nome, deixando apenas suas iniciais ou outra informação que não identifique você. Não digite seu nome completo. Ao participar de grupos, por exemplo, você revela seu nome a outros participantes, mesmo os que não têm você em sua lista de contatos. Há empresas que entram em grupos públicos e extraem informações sobre os participantes – e o nome vai associar seu número ao seu nome permanentemente.
    Esteja preparado para vazamentos. Muitos sites, lojas e serviços exigem que você cadastre seu nome e outras informações pessoais juntamente com o seu número de telefone. Isso significa que há diversas fontes de dados em que essas informações já foram vinculadas. Infelizmente, há uma chance de que, em algum momento, essa informação caia em mãos erradas. Mas isso não significa que você corre perigo. Basta ficar alerta para não cair em tentativas de fraude – ou seja, não confie em alguém que entra em contato com você apenas porque essa pessoa sabe seus dados.

    Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui