Mato Grosso está na final do Programa Federal Mulheres Inovadoras

    0
    290

    A final da 3ª edição do Programa Mulheres Inovadoras, do Governo Federal, contará com uma representante de Mato Grosso, a Bemdito.app. A startup liderada pela diretora de Pesquisa e Inovação Kassia Masson, é única do Estado a ser classificada pelo Programa da Finep e MCTI.

    O lançamento do edital do Programa, ocorrido no Dia Internacional da Mulher, contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro do MCTI, Marcos Pontes, e do presidente da Finep, Waldemar Barroso. O ato foi realizado durante a cerimônia “Brasil Pra Elas, Por Elas e Com Elas”, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

    A diretora de Pesquisa e Inovação da Bemdito, Kassia Masson, destaca que, “é com uma responsabilidade do tamanho da força das mulheres que encara o desafio de representar Mato Grosso na grande final da 3ª Edição do Programa Mulheres Inovadoras 2022”.

    O Programa é um incentivo a startups brasileiras lideradas por mulheres, com o objetivo de contribuir para o aumento da representatividade feminina no empreendedorismo nacional, através da capacitação e reconhecimento.

    Com a terceira edição, a chamada vai agraciar 15 startups, sendo três em cada região do País, com o prêmio de R$ 120 mil.

    A seleção se dará em duas etapas, Aceleração e Banca Avaliadora. A Aceleração é o processo que prepara as empresas, de forma rápida e eficaz, para se apresentarem competitivamente no mercado. A agenda de atividades inclui mentorias individuais e palestras.

    Para essa primeira fase serão escolhidas 30 empresas, seis por região do País. Como conclusão desta etapa, cada concorrente deverá fazer a apresentação de seu plano de negócio a uma banca avaliadora, que é próximo estágio do processo seletivo.

    As bancas examinadoras serão regionais, como forma de melhor avaliar a aderência e viabilidade de cada proposta com base nos temas indicados no Edital, vis-à-vis o contexto local.

    A Finep/MCTI busca projetos que desenvolvam regionalmente tecnologia e modelo de negócios inovador ou produtos, serviços ou processos marcadamente inovadores, produzidos a partir de novas tecnologias ou da integração daquelas existentes, mas que contenham desenvolvimento novo.

    São elegíveis startups que possuam pelo menos uma mulher entre seus empreendedores em função executiva ou gerencial.

    Mas não basta um nome feminino figurando entre os sócios para que a empresa possa se candidatar. Essa mulher precisa ter participação societária igual ou superior às participações individuais dos demais empreendedores. Se não tiver, a soma das participações femininas no empreendimento deve ser pelo menos igual à soma da participação dos demais sócios.

    Além disso, as mentorias do programa Aceleração são dirigidas especificamente às gestoras e executivas. Homens nesse processo, só os analistas da Finep ou palestrantes.

    Para a premiada diretora da Bemdito.app, recentemente vítima de Trust das Big Techs Apple e Google, “o empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação empresarial, política e social às mulheres; garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo”.

    Kassia Masson cita como um bom exemplo a ser seguido a União Europeia (UE), que chegou a um acordo para criar uma lei que impõe metas de “equilíbrio de gênero” para as empresas de capital aberto do bloco.

    O texto prevê que, em colegiados sem função executiva, o percentual mínimo de mulheres deve ser de 40% dos assentos. Em conselhos com funções executivas, o mínimo será de 33%. Em ambos os casos, o prazo de adequação às metas é metade de 2026.

    O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.

    Kassia Masson ainda enfatiza que “o empoderamento feminino ou delegação de autoridade é uma abordagem a projetos de trabalho, que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação das mulheres na administração pública e privada”.

    A representante de Mato Grosso na 3ª edição do Programa Mulheres Inovadoras (MCTI/Finep), Mulheres Inovadoras 2022, acredita que inovar é uma benção e cita o slogan do programa “Juntas somos mais fortes, misturadas somos imbatíveis!”

    Para outras informações acesse (https://bemdito.app)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui