Com alta da covi-19, aumenta procura por testes nos postos de saúde

    0
    442

    Redação

    A disseminação da variante ômicron, e consequente aumento de casos da covid-19, vem fazendo com que muitos cuiabanos procurem os postos de testagem para verificar se houve contaminação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em dezembro do ano passado foram realizados 1.578 testes em Cuiabá, e apenas nas duas primeiras semanas de janeiro já foram feitos 4,331 testes.

    O teste é feito de forma rápida, sendo que o resultado sai em até 15 minutos. Todas as pessoas que testam positivo são encaminhadas para avaliação clínica, e a orientação é que procurem as unidades somente as pessoas que tenham sintomas gripais ou que tiveram contato com quem está com a doença.

    Coordenador de Programas Especiais da SMS, Márcio Frederico ressalta que é importante que se saiba os critérios para que possam estar testando os pacientes.

    “Primeiramente aquelas pessoas que apresentam qualquer tipo de sintoma característico de uma síndrome gripal, ele deve imediatamente procurar uma unidade básica de saúde, no intuito que possamos estar fazendo essa consulta e já disponibilizando essa testagem rápida. A partir do momento que o paciente testou positivo, já é feita a prescrição de isolamento”, pontua.

    Com o aumento dos casos, a prefeitura da capital também ampliou o horário de atendimento das unidades básicas de saúde, que passam a funcionar das 7h às 17h, sem parada para almoço.

    Foi decretada ainda a suspensão temporária de cirurgias eletivas. São feitas apenas procedimentos de emergência.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui