A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, intensificou nesta quinta-feira (20) as ações de manutenção viária nos bairros Bosque da Saúde e Consil. A operação tapa-buraco visa melhorar a trafegabilidade e a segurança das vias urbanas, garantindo mais conforto aos motoristas e pedestres.
Intervenções no Bosque da Saúde
No bairro Bosque da Saúde, além da aplicação de lama asfáltica para a recuperação do pavimento, foram instaladas manilhas de concreto interligadas às bocas de lobo. Essa medida facilita o escoamento das águas pluviais para a rede subterrânea de drenagem, reduzindo riscos de alagamentos e entupimentos, especialmente durante o período chuvoso.
O secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, destacou que o objetivo da operação é melhorar as condições das ruas e avenidas da cidade, proporcionando mais conforto e segurança para a população. No caso do Bosque da Saúde, além da recuperação asfáltica, houve o reforço no sistema de drenagem para evitar problemas futuros com enxurradas.
Planejamento e critérios técnicos
A recuperação asfáltica segue um rigoroso padrão técnico, garantindo maior durabilidade ao pavimento e contribuindo para a valorização dos bairros atendidos. O planejamento das ações é elaborado por engenheiros da secretaria, levando em consideração critérios como o volume de tráfego e a proximidade de escolas e unidades de saúde.
Participação popular e outros bairros atendidos
A população pode contribuir com sugestões e solicitações por meio do canal ZapObras, disponível no WhatsApp pelo número (65) 9 9216-0484. Além dos bairros Bosque da Saúde e Consil, os serviços de tapa-buraco estão sendo realizados nos bairros São José, Osmar Cabral, Altos da Serra, Planalto e Real Parque.
Medidas de segurança durante as obras
Durante a execução dos trabalhos, são adotadas medidas de segurança, como isolamento das áreas com fitas zebradas e sinalização adequada. Em casos de bloqueios totais, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) coordena desvios para minimizar impactos no trânsito.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá