Bolívia Aprova Protocolo de Adesão ao Mercosul e Presidente Arce Deve Promulgar em Breve

0

O Congresso da Bolívia aprovou a lei do Protocolo de Adesão ao Mercosul, encaminhando-a para a promulgação pelo presidente Luis Arce. A informação foi divulgada pelo Senado nesta quinta-feira (4). “Conseguimos aprovar o projeto de lei que é a adesão da Bolívia ao Mercosul, já está sancionada a lei e assegurada sua promulgação imediata”, afirmou o presidente do Senado, Andrónico Rodríguez.

A medida já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em junho e, na noite de quarta-feira (3), recebeu luz verde do Senado, completando assim o último passo essencial para a adesão da Bolívia ao bloco econômico. Embora todos os países-membros do Mercosul já tenham ratificado a adesão, ainda não há uma data específica para a promulgação por parte do presidente Arce. Uma vez ratificado, o protocolo entrará em vigor em 30 dias.

A adesão plena da Bolívia ao Mercosul será concretizada na cúpula do bloco, que acontecerá no domingo (7) no Paraguai. A cúpula, que reunirá líderes dos países-membros, formalizará a entrada da Bolívia como membro pleno do Mercosul, bloco fundado em 1991 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

“A plena incorporação da Bolívia ao bloco abrirá novas oportunidades para incremento do comércio e dos investimentos, além de possibilidades de aprofundamento da cooperação em temas sociais”, declarou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em um comunicado oficial.

O presidente Luis Arce é esperado na cúpula do Mercosul no domingo, e na segunda-feira, ele receberá em Santa Cruz o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. O chanceler paraguaio, Rubén Ramírez, destacou que esta é “mais um passo na integração que consideramos ser o caminho certo para posicionar a região em um mundo cada vez mais desafiador”.

Fonte: JovemPan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui