Coreia do Sul Anuncia Suspensão de Acordo Militar com Pyongyang: Tensões na Península Coreana

0

A Coreia do Sul está prestes a suspender um acordo militar histórico assinado com a Coreia do Norte em 2018, em um movimento que promete aumentar as tensões já agravadas entre os dois países vizinhos. A medida foi anunciada pelo gabinete presidencial de Seul nesta segunda-feira (3), após uma série de incidentes que intensificaram as hostilidades na região.

Desentendimentos Agravados por Incidentes Recentes

A decisão de suspender o acordo militar vem em resposta aos recentes lançamentos de balões por parte da Coreia do Norte em direção à Coreia do Sul, que transportavam lixo e foram considerados por Seul como uma provocação direta. A Coreia do Sul rejeitou as alegações de Pyongyang de que os envios eram apenas um incômodo para o vizinho, desencadeando uma série de medidas retaliatórias.

Abertura para Treinos Militares Próximos à Fronteira

Com a suspensão do acordo, a Coreia do Sul terá liberdade para realizar exercícios militares perto da fronteira com a Coreia do Norte e implementar medidas imediatas em resposta às provocações do país vizinho. O Conselho de Segurança Nacional apresentará o plano para aprovação do gabinete em uma reunião agendada para terça-feira (4), abrindo caminho para uma resposta robusta por parte de Seul.

Tensões Crescentes na Península

O acordo militar de 2018, que foi um dos resultados mais significativos das históricas cúpulas entre as duas Coreias naquele ano, foi praticamente anulado quando Pyongyang declarou no ano passado que não estava mais vinculado a ele. Desde então, tem havido um aumento das atividades militares por parte da Coreia do Norte na fronteira, alimentando ainda mais as tensões entre os dois países.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui