Cuiabá é a 2ª Cidade com Maior Potência de Energia Solar no Brasil

0

Ranking Nacional Destaca Potência Fotovoltaica da Capital Mato-Grossense

Cuiabá se destaca como a segunda cidade brasileira com maior potência de energia solar instalada, conforme o panorama fotovoltaico realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com uma potência instalada de 296 megawatts, a capital de Mato Grosso fica atrás apenas de Brasília, no Distrito Federal. Esse número representa 1% do potencial de todas as fontes de geração de energia disponíveis na cidade.

Além de Cuiabá, o ranking inclui cidades como Campo Grande (MS), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Manaus (AM) e Belém (PA).

Incentivos à Sustentabilidade

A Prefeitura de Cuiabá, sob a gestão de Emanuel Pinheiro, tem promovido políticas públicas de sustentabilidade, como o IPTU Sustentável. Em vigor desde 1º de janeiro de 2023, a medida, estabelecida pela lei municipal nº 515/2022, oferece descontos de até 25% no IPTU para proprietários que adotarem tecnologias sustentáveis em seus imóveis.

O incentivo inclui a geração de energia fotovoltaica e outras formas de energia renovável, como captação e reuso de águas pluviais, aquecimento hidráulico solar e energia eólica.

Compromisso com o Futuro

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, o destaque de Cuiabá no ranking nacional reforça o compromisso da gestão com políticas públicas desenvolvimentistas e sustentáveis. “Queremos deixar uma cidade melhor para as futuras gerações, com medidas que trazem grandes benefícios para todos. Nossa administração é marcada pela humanização e pelo legado de sustentabilidade que vamos deixar aos cidadãos”, afirmou o prefeito.

Reconhecimento Global

A Prefeitura de Cuiabá recebeu reconhecimento internacional por seus projetos sustentáveis “Solidariedade em Ação” e “Cuiabá Te Queremos Verde”, premiados durante a segunda edição da Virada ODS em São Paulo, em junho deste ano. A honraria foi entregue ao prefeito Emanuel Pinheiro e à primeira-dama Márcia Pinheiro.

A Virada ODS, organizada pela Prefeitura de São Paulo, reuniu autoridades para debater e promover ações relacionadas à Agenda 2030, que inclui 17 objetivos voltados ao crescimento global sustentável. Cuiabá apresentou iniciativas como a implementação das ODS da ONU no Planejamento Estratégico e a adesão à Plataforma “Estratégia ODS”.

O município também assinou o acordo de “Cidade Signatária do Pacto Global da ONU” em 2019 e ingressou no “Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia”, patrocinado pela União Europeia. O objetivo é tornar Cuiabá uma referência mundial em sustentabilidade, modernidade e oportunidades.

Fonte: BaixadaCuiabana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui