Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Percent Brasil, divulgada neste sábado (28), revela que o candidato Eduardo Botelho (União) segue na liderança da disputa pela Prefeitura de Cuiabá. De acordo com o levantamento, Botelho tem 37,3% das intenções de voto na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Logo atrás, em segundo lugar, está Abílio Brunini (PL), com 24,1%. O terceiro colocado é Lúdio Cabral (PT), que aparece com 18,2%. Já o candidato Domingos Kennedy (MDB) figura na quarta posição, com 6,1% das intenções de voto.
A poucos dias das eleições, marcadas para o próximo dia 6 de outubro, a pesquisa ainda aponta que 2,2% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 11,7% permanecem indecisos.
No cenário de intenção de voto espontânea, onde não se apresentam os nomes dos candidatos, Botelho também lidera com folga, alcançando 33%. Abílio Brunini aparece em segundo lugar, com 21%, seguido por Lúdio Cabral, com 15,3%, e Domingos Kennedy, com 3,7%. Brancos e nulos somam 2,2%, e os indecisos chegam a 23,7%.
Simulações de segundo turno
A pesquisa também simulou possíveis cenários de segundo turno, com Botelho vencendo em todos. Em uma disputa direta contra Abílio, o candidato do União teria 42,4% dos votos, contra 26,3% do adversário. Contra Lúdio Cabral, Botelho venceria com 41,3%, enquanto o petista teria 21,9%. Em um embate com Domingos Kennedy, Botelho conquistaria 43,8%, enquanto Kennedy teria apenas 10,5%.
O levantamento foi encomendado pela TV Cuiabá e o Portal O Documento, entrevistando 1.200 eleitores entre os dias 24 e 26 de setembro, tanto na zona rural quanto urbana de Cuiabá. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro da pesquisa é de 2,83%, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-05074/2024.
Fonte: BaixadaCuiabana