Governo Federal Mobiliza Forças Armadas no Combate aos Incêndios no Pantanal

0

O Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, ordenou nesta sexta-feira (28) que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica participem ativamente do combate aos incêndios florestais no Pantanal, abrangendo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Este ano, mais de 680 mil hectares foram devastados pelo fogo no bioma que se estende pelos dois estados.

Em 2024, mais de 3,4 mil focos de incêndio foram registrados no Pantanal, um aumento impressionante de 2000% em comparação a 2023, quando apenas 157 focos foram detectados.

A portaria assinada pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, prevê o uso de seis helicópteros, dois aviões e diversas embarcações para o transporte de militares e brigadistas, além de equipamentos essenciais como rádios, rastreadores via satélite e antenas de internet. O investimento total estimado para o apoio é de R$ 60 milhões.

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) também colaborará na operação, fornecendo imagens de sensoriamento remoto, dados relevantes e equipamentos de comunicação.

Queimadas no Pantanal

Segundo o biólogo Gustavo Figueirôa, do Instituto S.O.S Pantanal, mais de 620 mil hectares do Pantanal foram consumidos pelo fogo este ano, com 480 mil hectares em Mato Grosso do Sul e quase 150 mil em Mato Grosso. Junho foi o mês com maior incidência de focos de incêndio.

Em resposta à crise, o Corpo de Bombeiros proibiu queimadas até dezembro. O governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência devido à gravidade dos incêndios no bioma.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirmou que não há possibilidade de uso controlado do fogo no Pantanal neste período, devido ao risco catastrófico de qualquer ignição. A proibição de queimadas entrou em vigor há uma semana.

O Bioma do Pantanal

O Pantanal é um bioma de diversidade única, abrigando inúmeras espécies ameaçadas. Entre suas riquezas, destacam-se:

  • 🌱 3,5 mil espécies de plantas
  • 🐟 325 espécies de peixes
  • 🐸 53 espécies de anfíbios
  • 🐊 98 espécies de répteis
  • 🦜 656 espécies de aves
  • 🐆 159 espécies de mamíferos

Espécies emblemáticas como a onça-pintada, o jacaré, o tuiuiú, ipês e jacarandás fazem parte deste ecossistema. Além de sua biodiversidade, o Pantanal atua como regulador natural de enchentes, absorvendo e armazenando água durante os períodos chuvosos, e é um importante reservatório de água doce, com altitudes que alcançam 150 metros. Seus recursos hidrológicos são vitais para o abastecimento de cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil, Bolívia e Paraguai.

Fonte: BaixadaCuiabana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui