Lula Agenda Conversa com Biden para Discutir Eleição na Venezuela

0

Nesta terça-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, terá uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a crise eleitoral na Venezuela. O encontro virtual está marcado para às 14h30 locais (15h30 de Brasília), e o principal tema será a tentativa do Brasil de obter as atas eleitorais que podem certificar a vitória de Nicolás Maduro, cujo resultado não foi reconhecido por grande parte da comunidade internacional.

Crise Eleitoral na Venezuela

A Casa Branca informou na noite de segunda-feira (29) que a pauta da conversa entre Biden e Lula se concentrará na crise desencadeada na Venezuela, em meio a incertezas sobre a legitimidade do resultado eleitoral apresentado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país sul-americano. O CNE proclamou a vitória de Maduro com 51,20% dos votos, contra 44,20% do candidato opositor Edmundo González Urrutia, quando 80% da apuração estava concluída.

Esforços Brasileiros

Para pressionar pela obtenção das atas eleitorais que poderiam certificar a vitória de Maduro, Lula enviou seu assessor de assuntos internacionais e ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para se reunir com Maduro. A tentativa é de garantir maior transparência no processo eleitoral venezuelano, que tem gerado desconfiança tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Reação dos Estados Unidos

Os Estados Unidos expressaram dúvidas sobre a legitimidade do resultado. “Ao declarar um vencedor sem as apurações detalhadas de cada seção eleitoral, os representantes de Maduro privaram de qualquer credibilidade os supostos resultados eleitorais que anunciaram”, afirmou um funcionário sênior dos EUA em uma teleconferência com jornalistas. “Temos sérias preocupações de que esse resultado não reflita a vontade ou os votos do povo venezuelano”, acrescentou.

Implicações Regionais

A crise na Venezuela tem implicações significativas para a estabilidade política da região. A conversa entre Biden e Lula pode ser um passo importante para buscar uma resolução pacífica e democrática para a situação.

Fonte: JovemPan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui