quinta-feira, maio 8, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioDestaque PrincipalLula Avalia Necessidade de Ampliar Articulação Política Pluripartidária

Lula Avalia Necessidade de Ampliar Articulação Política Pluripartidária

Derrotas Recentes no Congresso Apontam para Mudanças no Núcleo Duro do Governo

As recentes derrotas do governo Lula na votação dos vetos presidenciais e outros temas sensíveis destacam a necessidade de uma articulação política mais ampla e menos concentrada em membros do PT. Essa é a avaliação de interlocutores próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que consideram fundamental incluir mais partidos na articulação política.

Predominância do PT no Núcleo Duro

Atualmente, a articulação política do governo é dominada por membros do PT:

  • Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais;
  • Rui Costa, ministro da Casa Civil;
  • José Guimarães, líder do governo na Câmara;
  • Jaques Wagner, líder do governo no Senado.

A única exceção é Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, que está sem partido e, portanto, não traz uma bancada específica para apoiar o governo.

Necessidade de Rotatividade

Interlocutores de Lula sugerem que o presidente repita a estratégia de seus governos anteriores, promovendo um rodízio na articulação política com nomes de diferentes partidos. Exemplos passados incluem Aldo Rebelo (PCdoB), Walfrido Mares Guia e José Múcio Monteiro (ambos do PTB), que sucederam José Dirceu após sua queda em 2005.

Lula sempre reconheceu a importância de manter a articulação política em “alta rotatividade” devido ao desgaste inerente à função. No entanto, após críticas públicas de Arthur Lira (PP-AL) no início do ano, Lula manteve Padilha no cargo por teimosia.

Ministérios e Apoio Partidário

Apesar das mudanças no primeiro escalão no ano passado, com ministérios cedidos a nomes do centrão como André Fufuca (PP, Esportes), Silvio Costa Filho (Republicanos, Portos e Aeroportos), e Celso Sabino (União Brasil, Turismo), o governo ainda enfrenta dificuldades para consolidar uma base aliada sólida.

Interlocutores de Lula afirmam que é necessário cobrar maior apoio dos partidos que têm espaço na Esplanada dos Ministérios. A percepção é de que essa representatividade partidária precisa se estender ao “núcleo duro do Planalto”, que atualmente é composto exclusivamente por filiados ao PT, como Rui Costa, Alexandre Padilha, Márcio Macêdo e Paulo Pimenta.

Fonte: G1

Entre no grupo da VTNEWS no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_img

RECENTES

Comentários recentes