Maduro Pede que EUA ‘Tirem o Nariz’ da Venezuela e Chama Opositor de ‘Guaidó Parte 2’

0

Em resposta às declarações do chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (1) que os Estados Unidos devem “tirar o nariz” dos assuntos internos venezuelanos. Blinken havia reconhecido a vitória do candidato opositor, Edmundo González Urrutia, nas eleições presidenciais do último domingo (28).

Declaração de Maduro

Maduro, proclamado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), de viés governista, rebateu as acusações de fraude feitas pela oposição e criticou a interferência norte-americana: “Os Estados Unidos saem para dizer que a Venezuela tem outro presidente. Os Estados Unidos devem tirar o nariz da Venezuela, porque o povo soberano é quem governa na Venezuela, quem nomeia, quem escolhe”.

Posição dos EUA

Mais cedo, Antony Blinken declarou que, segundo evidências esmagadoras, González Urrutia teria vencido as eleições: “Dada a esmagadora evidência, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano, que Edmundo González Urrutia ganhou a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela em 28 de julho”. Blinken também parabenizou González pela campanha bem-sucedida e pediu uma transição pacífica conforme a lei eleitoral venezuelana.

Reação de Maduro

Em coletiva de imprensa, Maduro acusou os EUA e a mídia internacional de incitar uma “guerra civil” na Venezuela e descreveu González como um “Juan Guaidó Parte 2”, em referência ao ex-líder da oposição que se declarou presidente interino do país. Maduro afirmou que sempre esteve disposto a dialogar, desde que os EUA respeitem a soberania venezuelana e cessem as ameaças.

Apelos Internacionais

O anúncio de Blinken veio após apelos de vários governos, incluindo aliados próximos de Maduro, para que o Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela divulgasse contagens detalhadas de votos. Brasil, Colômbia e México emitiram uma declaração conjunta pedindo transparência nas eleições.

Resultados Oficiais e Contestação

O CNE proclamou Maduro vencedor com 51% dos votos, contra 44% de González. A oposição, no entanto, afirma que González obteve o dobro de votos, com base em registros próprios e pesquisas de boca de urna independentes.

Fonte: JovemPan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui