Mato Grosso Terá Primeira Indústria de Refino de Óleo Vegetal de Algodão

0

Mato Grosso está prestes a receber a sua primeira indústria de refino de óleo vegetal de algodão. Com um investimento de R$ 261,4 milhões, a nova planta da Icofort Agroindustrial S/A promete gerar 156 empregos diretos e cerca de 600 indiretos no estado. A decisão de instalação foi facilitada pela aprovação do incentivo fiscal pelo Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat).

A nova unidade será beneficiada pelo Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), que concede descontos nas operações de ICMS para as atividades dentro e fora do estado. A planta industrial, prevista para entrar em operação em novembro de 2024, será localizada em Nova Mutum, município que já se destaca no setor agroindustrial. Além da Icofort, outras empresas do setor também poderão obter diferimento de ICMS na aquisição de óleo bruto de algodão destinado ao refino de óleo vegetal para consumo humano.

Impacto Econômico e Tecnológico

A chegada da Icofort Agroindustrial ao Mato Grosso representa um avanço significativo para a economia local. “Com essa medida do Condeprodemat, tanto a Icofort quanto outras indústrias do mesmo setor terão mais facilidade em adquirir insumos para a produção, o que fortalece a economia e gera empregos diretos e indiretos”, afirmou Eulália Oliveira, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico em exercício.

A escolha de Mato Grosso, maior produtor de algodão do Brasil, para a instalação da refinadora, reforça a posição estratégica do estado no mercado de óleo vegetal. A nova unidade da Icofort será a maior refinadora de óleo de algodão do país e a maior esmagadora de caroço de algodão da América Latina.

Alta Tecnologia e Capacidade Produtiva

Com uma área total de 259.084 m² e 102.413,24 m² de área construída, a unidade terá capacidade para processar até 198 mil toneladas de caroço de algodão e refinar 108 mil toneladas de óleo bruto de algodão por ano. Todo o algodão utilizado será oriundo dos cotonicultores de Mato Grosso, consolidando a integração da cadeia produtiva local.

“A fábrica da Icofort em Mato Grosso será a mais moderna da América do Sul, com maquinários de alta tecnologia importados da Alemanha, Índia, Itália e Malásia”, destacou César Miranda, secretário da Sedec, que está em missão internacional nos Estados Unidos. Segundo ele, o ambiente de negócios criado pela gestão do governador Mauro Mendes, com desburocratização e transparência, tem atraído investimentos privados significativos para o estado.

Histórico da Icofort Agroindustrial

Fundada em 1999, na Bahia, a Icofort Agroindustrial S/A é uma das maiores empresas de extração de óleo vegetal do Brasil. Além do óleo de algodão, a empresa também industrializa óleo de palma, farelo, torta de algodão, línter e margarina. Atualmente, a Icofort possui três indústrias no estado baiano, localizadas em Juazeiro e Luiz Eduardo Magalhães.

Fonte: GazetaDigital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui