Uma onça-pintada, conhecida como Patrícia, foi flagrada capturando um filhote de ariranha durante uma caçada no Rio São Lourenço, na região de Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá. O registro raro foi feito pelo guia e biólogo Renan Demétrio neste sábado (27).
Raridade do Registro
Renan explicou que essas imagens são raras devido ao comportamento das duas espécies, ambas predadoras. “Geralmente, as onças evitam as ariranhas, pois são muito agressivas, vivem em grupo e são extremamente ágeis na água. Existem registros de encontros entre onças e ariranhas, mas geralmente elas evitam confrontos diretos”, afirmou.
O Momento da Caçada
O biólogo estava guiando um casal dos Estados Unidos quando soube da presença da onça em um ponto do rio. “Decidimos nos afastar para deixar a natureza seguir seu curso. Quando voltamos, vimos Patrícia em comportamento de caça e, pouco depois, a avistamos carregando o filhote de ariranha na boca”, contou Renan.
Identificação das Onças-Pintadas
Renan destacou a singularidade das onças-pintadas, cuja identificação é feita pelas manchas, que são únicas como impressões digitais humanas. A felina de 12 anos, já bem conhecida no Pantanal mato-grossense, foi vista em setembro de 2023 protegendo seus filhotes, carinhosamente chamados de Yanomami e Naurú. Infelizmente, os filhotes não foram mais vistos após os incêndios que devastaram a região dois meses depois.
Nova Família
Renan revelou que Patrícia tem uma nova família. “As características do corpo indicam que ela está amamentando. Patrícia carregou o filhote de ariranha até onde deixou seu próprio filhote escondido, subiu o barranco e desapareceu no mato novamente”, relatou o biólogo.
Veja o vídeo do momento capturado (Crédito: Renan Demétrio).
Fonte: BaixadaCuiabana