Após 35 anos no ar, Os Simpsons pegou seus fãs de surpresa ao sugerir que a série teria chegado ao fim. O episódio exibido no último domingo (29), nos Estados Unidos, marcou a estreia da 36ª temporada e deixou muitos telespectadores acreditando que era o desfecho da icônica série animada. Com participações especiais de celebridades, como o comediante Conan O’Brien e o ator Tom Hanks, o episódio intitulado “O Aniversário de Bart” brincou com a ideia de ser o “último” da série.
Logo no início, Conan O’Brien, que foi roteirista da série nos anos 1990, surge em uma cena ao estilo Oscar, fazendo uma apresentação humorística para os personagens. Durante sua fala, ele brinca: “A Fox decidiu acabar com Os Simpsons. Este programa foi uma parte importante do início da minha carreira, e estar aqui hoje significa muito para mim”. O comediante também mencionou que deixou um suéter na sala dos roteiristas em 1993 e que sua participação era uma forma de recuperá-lo.
O’Brien fez referência a alguns episódios clássicos da série, como “Bart, o Destemido” e “Little Big Mom”, que trazem tramas que, de acordo com ele, poderiam ter sido o “final oficial” da produção. O episódio de estreia ainda utilizou inteligência artificial para desenvolver o roteiro, o que gerou uma sequência de cenas recheadas de clichês. No enredo, Sr. Burns morre, o diretor Skinner se aposenta, e o Bar do Moe é fechado. No entanto, ao final, Bart se recusa a apagar as velas do seu aniversário, impedindo que ele complete 11 anos. A cena é reiniciada, com Bart voltando a ter 10 anos, como sempre foi na série.
O episódio contou com várias participações de celebridades e fez paródias de séries famosas, como The Sopranos, Breaking Bad e Succession. Embora o episódio tenha sugerido um encerramento, Os Simpsons ainda não chegou ao fim. No Brasil, os episódios até a 35ª temporada estão disponíveis no Disney+. Ainda não há previsão de estreia da 36ª temporada e do “episódio final” no país.
Fonte: Jovempan