Nesta sexta-feira (19), o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), sancionou o novo Plano Diretor da cidade, projetando-a para suportar uma população de mais de 3 milhões de habitantes nos próximos 50 anos. Essa previsão é possibilitada pela verticalização das construções, promovendo um melhor uso do solo urbano com a construção de edifícios maiores em áreas menores e a reorganização do perímetro urbano.
Atualmente, Sinop conta com aproximadamente 196 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2023. O secretário de Planejamento Urbano e Habitação do município, Luiz Magnani, explicou que os estudos técnicos realizados pela secretaria indicam que a cidade está preparada para esse crescimento populacional.
Magnani destacou que o novo plano não apenas permitirá o crescimento organizado de Sinop, mas também ajudará a reduzir o déficit habitacional, promovendo a construção de moradias e mantendo a qualidade de vida e a eficiência da mobilidade urbana.
Sinop está entre as cidades que mais crescem no Brasil. “Já temos na cidade diversos grandes empreendimentos apostando na construção de prédios. Temos uma torre de 42 andares em construção e várias empresas especializadas em verticalização estão vindo para Sinop. O novo plano diretor oferece segurança jurídica e um planejamento sólido para o futuro, mantendo as áreas centrais e os bairros bem assistidos de serviços públicos. Saímos de um plano ultrapassado, de 2006, para um plano moderno e inclusivo”, afirmou o secretário.
A nova legislação permite a construção de prédios sem limite de andares na área central e até 25 andares nas avenidas, uma mudança introduzida em 2022. O incentivo à verticalização se dá pelo aumento do coeficiente de aproveitamento da área.
O secretário Luiz Magnani explicou que esses novos parâmetros incentivam os empreendedores a investirem na cidade, o que, segundo estudos, aumenta a arrecadação de impostos, gera renda, empregos e impacta positivamente a economia local.
O crescimento dos investimentos e construções pode ser medido pelo aumento nos alvarás emitidos pela Prefeitura. Em 2024, houve um aumento de 46% na concessão de alvarás em comparação com o mesmo período de 2023. No primeiro semestre de 2023, foram autorizados 281 mil m² de construções, enquanto em 2024, esse número subiu para 412 mil m².
“A boa gestão pública gera segurança econômica e posiciona Sinop como uma das melhores cidades para se investir. Isso melhora diretamente a vida das pessoas, gerando empregos, renda e aumentando a arrecadação pública, permitindo mais investimentos em saúde, educação, segurança e moradia. O plano diretor orienta esse crescimento de forma ordenada e planejada, gerando benefícios multiplicadores para os sinopenses”, avaliou o secretário.
Fonte: BaixadaCuiabana