Nesta sexta-feira (19), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada pelo secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, marcou presença na abertura da etapa do Abu Dhabi Grand Slam, realizada na Arena Carioca, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
O evento, uma colaboração entre o Governo do Rio de Janeiro e os Emirados Árabes Unidos, contou com o apoio da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP). Durante a cerimônia, Virginia Mendes foi homenageada como Madrinha Nacional da entidade.
A primeira-dama e sua comitiva foram calorosamente recebidos por Elcirley Silva, presidente da FBJJP; pelo professor Mário Edson de Oliveira, de Canarana; por Sérgio Omizolo, um dedicado esportista nos Emirados Árabes há 13 anos; por Elias Eberhardt, organizador da South America; e por Rodrigo Valério, CEO responsável pelas competições de Jiu-Jitsu e Parajiu-Jitsu entre Emirados e Brasil.
“Elcirley Silva destacou a importância da inclusão promovida por Mato Grosso e elogiou Virginia Mendes por seu trabalho exemplar como madrinha nacional do Parajiu-Jitsu.
O evento também contou com a participação do embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, que reafirmou a parceria entre os Emirados e o Brasil, e expressou seu interesse em conhecer Mato Grosso. “Brasil e Emirados Árabes Unidos têm várias semelhanças, e vejo um grande potencial em Mato Grosso tanto nos negócios quanto no esporte. O Parajiu-Jitsu tem o nosso total apoio”, afirmou Alsuwaidi.
Virginia Mendes comentou sobre a experiência enriquecedora de conhecer o embaixador e a dedicação dos Emirados ao esporte. “É fascinante ver a disposição deles em estabelecer novas parcerias, especialmente no Parajiu-Jitsu. Em breve, esperamos recebê-los em Mato Grosso para discutirmos projetos futuros.”
David Moura, secretário da Secel, destacou a relevância do Grand Slam, não só como uma competição de alto nível, mas também como uma oportunidade de networking com influentes figuras do esporte. “Vamos aproveitar a expertise dos Emirados Árabes Unidos e, juntamente com nossa madrinha nacional, Virginia Mendes, fazer esse projeto crescer e apoiar ainda mais os paratletas.”
Durante o final de semana, Virginia Mendes e David Moura acompanharão as competições de Parajiu-Jitsu, que contam com a participação dos paratletas da Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMJJP), de Barra do Garças.
A etapa do Grand Slam no Rio de Janeiro reúne competidores de diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Japão, Portugal, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Canadá, Reino Unido, Noruega, Suécia, Polônia, Austrália, Espanha, Itália, França, Argentina, Chile e Paraguai. Dos 27 estados brasileiros, apenas Roraima e Amapá não estão representados no evento.
Fonte: BaixadaCuiabana