Sema Resgata Oito Jacarés em Pousada Abandonada na Transpantaneira

0

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente realiza operação de resgate e soltura de jacarés em local desativado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou uma operação de resgate de oito jacarés que estavam em duas piscinas de uma pousada desativada na estrada Parque Transpantaneira. Os animais, que encontraram uma poça d’água para sobreviver, corriam risco de morte por estarem há dias sem alimento.

A ação, que ocorreu na última quarta-feira (31/07), foi conduzida por uma equipe multidisciplinar da Sema, incluindo um servidor, dois veterinários e um biólogo. O grupo estudou estratégias para retirar os animais das piscinas, enfrentando o desafio da água suja e sem visibilidade. Utilizando um cambão, cordas e troncos de madeira adaptados, conseguiram imobilizar e resgatar os jacarés.

Waldo Troy, gerente de Fauna Silvestre da Sema, destacou a complexidade da operação devido à força dos animais. “Sem técnica, esse trabalho seria impossível. Analisamos todo o ambiente e o cambão foi crucial para imobilizar cada jacaré. Os adultos, devido ao tamanho e peso, deram mais trabalho e precisaram ser içados e puxados”, explicou.

Após a imobilização, os olhos dos jacarés foram vendados para reduzir a agressividade. “O resgate é uma situação de estresse. Precisamos garantir a segurança do animal e da equipe. A cauda do jacaré é muito forte e pode derrubar uma pessoa, colocando toda a operação em risco”, afirmou Waldo.

Os jacarés foram soltos em uma lagoa no espaço da Ampara Silvestre, na Transpantaneira, onde serão monitorados. Caroline Machado, médica veterinária, observou que um dos filhotes estava magro e sem energia. “Aplicamos um complexo vitamínico e vamos acompanhar sua evolução”, comentou.

A operação contou ainda com a participação de Eder Toledo, coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, e Paulo Abranches, gerente da estrada Parque Transpantaneira.

Uma nova operação será necessária para resgatar outros animais que ainda permanecem no local. Devido à falta de visibilidade, não foi possível determinar o número exato de jacarés restantes. Foi solicitado ao responsável pela pousada a retirada da água das piscinas via bomba para facilitar o próximo resgate.

Fonte: BaixadaCuiabana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui