Nesta quinta-feira (6), a SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, conseguiu realizar o primeiro voo bem-sucedido da Starship, a maior espaçonave do mundo. Este foi o quarto lançamento da nave, que desta vez completou a missão com sucesso.
Detalhes do Voo
O voo durou cerca de uma hora e terminou com um pouso no Oceano Índico, conforme planejado pela empresa. Durante o retorno à atmosfera, parte da nave se quebrou, danificando até mesmo a câmera usada para transmitir o voo. Apesar disso, a Starship conseguiu pousar suavemente no oceano.
“Apesar da perda de muitas peças e de um flap danificado, a Starship conseguiu pousar suavemente no oceano. Parabéns à equipe da SpaceX pela conquista épica”, escreveu Elon Musk no X, antigo Twitter.
A SpaceX também conseguiu um pouso bem-sucedido do propulsor, a parte inferior do veículo espacial, no Golfo do México. Nas tentativas anteriores, o propulsor não conseguiu pousar conforme o planejado.
Histórico de Lançamentos
Este foi o quarto lançamento da Starship. No primeiro lançamento, a nave explodiu ainda acoplada ao foguete devido a uma falha nos motores. No segundo, em novembro de 2023, o foguete Super Heavy explodiu logo após se separar da nave. No terceiro voo, em março, a Starship conseguiu operar por cerca de 50 minutos, mas a empresa perdeu contato com o veículo.
Objetivos dos Testes
A SpaceX informou que os testes práticos visam obter o máximo de informações para construir um sistema de transporte capaz de levar pessoas e cargas para a órbita terrestre, a Lua e Marte. A Starship será utilizada em voos de carga do programa Artemis, uma série de missões da NASA para levar humanos de volta à Lua a partir de 2026.
Características da Starship
- Altura: 120 metros (incluindo a nave Starship e o propulsor Super Heavy)
- Diâmetro: 9 metros
- Capacidade de Transporte: até 100 pessoas
- Reutilizável: projetada para ser reutilizável, assim como outras naves da SpaceX
- Capacidade de Carga: até 250 toneladas se descartada após a missão, e 150 toneladas se reutilizável
Próximos Passos
A SpaceX continuará a realizar melhorias em software e hardware para aumentar a confiabilidade da Starship e do Super Heavy, com foco na capacidade de retornar e reutilizar ambos os componentes.
Fonte: G1