Primeira-dama é madrinha de edital da Fapemat que incentiva mulheres e meninas para pesquisa e ciência

    0
    204

    A primeira-dama Virginia Mendes participou nesta quarta-feira (10.03) da assinatura de lançamento do edital “Mulheres e Meninas na computação, Engenharia e Ciências Exatas e da Terra” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

    O objetivo da iniciativa é aumentar a participação e formação de meninas e mulheres nas áreas das ciências exatas. Os projetos serão desenvolvidos por profissionais mulheres, com doutorado, que deverão ter em suas equipes de pesquisa alunas dos ensinos fundamental, médio e superior.

    “Sou economista de formação e acho que é muito importante termos cada vez mais mulheres ocupando todos os espaços. Esse edital é uma forma do governo mostrar que incentiva a educação e também a iniciação científica, que poderá trazer retornos significativos de pesquisa e desenvolvimento para o Estado”, afirmou Virginia Mendes, que é a madrinha do edital.

    De acordo com a Fapemat, as mulheres representam 51,70%, sendo nas exatas 33,98%, na engenharia 33,56% e computação 11,43%.

    “O edital é uma ferramenta para incentivo à diversificação da pesquisa em nosso Estado, contribuindo para a inserção de meninas nas áreas consideradas as profissões do futuro. Dessa forma, estamos disseminando a cultura de pesquisa e inovação desde o ensino fundamental e médio, através da bolsa de Iniciação Científica Junior, e que será consolidada na universidade com a bolsa de Iniciação Científica”, pontuou o presidente da Fapemat, Marcos de Sá.

    O governador Mauro Mendes foi quem assinou o edital e pediu que a Fapemat priorize projetos que busquem resultados práticos para o desenvolvimento do Estado. No total, o investimento para o edital será de R$ 1 milhão.

    As propostas a serem apoiadas pelo edital deverão ter um prazo máximo de execução em doze meses, a partir da assinatura do termo de concessão de auxílio, no valor máximo de R$ 100 mil.

    As proponentes podem acessar todo o conteúdo do edital no site da Fapemat http://www.fapemat.mt.gov.br/.

    Também participou da assinatura do edital o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui