Uma nova frente fria está prevista para chegar a Mato Grosso nesta sexta-feira (24), prometendo ser a mais intensa do ano até o momento. As regiões Sul e Oeste do estado, incluindo a Capital e Chapada dos Guimarães, devem ser as mais afetadas.
O destaque desta frente fria é a sua durabilidade e as baixas temperaturas esperadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o frio persistirá até pelo menos quarta-feira (29), com mínimas previstas de 13°C em Cuiabá e 10°C em Chapada.
Apesar da máxima prevista para sexta-feira alcançar os 34°C, o clima começará a mudar ao longo da tarde e da noite. O sábado (25) amanhecerá com mínima de 16°C na Capital, enquanto Chapada iniciará o dia com 15°C, após registrar máxima de 32°C na sexta-feira.
Além de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, outros municípios do estado também sentirão o impacto da frente fria. Na quarta-feira (29), Poconé poderá ter 10°C, Tangará da Serra 9°C e Alto Taquari pode chegar a 8°C. Já na quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, espera-se que a massa de ar polar comece a perder força em todas as regiões de Mato Grosso, com máximas retornando aos 30°C na maioria das cidades.
De acordo com a projeção do Climatempo, a frente fria avançará do Sul do Brasil e do centro do continente, afetando uma grande parte do estado.
Na semana passada, duas frentes frias de menor intensidade passaram por Mato Grosso, provocando uma queda na temperatura.
Fonte: G1