Em eleição realizada nesta quinta-feira (10 de outubro), o desembargador José Zuquim Nogueira foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), com 19 votos, vencendo Gilberto Giraldelli, que recebeu 17. A desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho foi eleita vice-presidente, sendo candidata única e recebendo 35 votos. Para o cargo de corregedor-geral, José Luiz Leite Lindote obteve 19 votos, enquanto Mário Roberto Kono de Oliveira recebeu 16.
A eleição, que ocorreu de forma híbrida no Plenário Wandir Clait Duarte, foi marcada por discussões sobre a impugnação da candidatura de Rui Ramos Ribeiro ao cargo de corregedor-geral. A impugnação foi acatada pela maioria dos desembargadores, com base na Lei Orgânica da Magistratura, que proíbe ex-presidentes de tribunais de concorrerem a outros cargos no TJMT.
Além da escolha da nova diretoria, foi formada uma lista tríplice para a escolha de um novo desembargador oriundo do Ministério Público. Os nomes de Wesley Sanchez Lacerda, Eunice Helena de Barros e Ana Luíza Peterline foram encaminhados ao governador Mauro Mendes, que tomará a decisão final.
Fonte: https://www.midiajur.com.br/justica/zuquim-e-eleito-presidente-do-tj-mt-nilza-vice-e-lindote-corregedor/62081