Agropecuária no Brasil cresce 50% desde 1985 e ocupa área maior que Mato Grosso

0
Lavoura de trigo irrigado no cerrado em MG

Em um levantamento recente divulgado pela rede colaborativa de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) nesta sexta-feira (6), foi revelado que a agropecuária brasileira cresceu 50% entre 1985 e 2022. Esta expansão representa uma ocupação de 95,1 milhões de hectares (ha), equivalente a 10,6% do território nacional – uma área superior à do estado de Mato Grosso.

De acordo com os dados coletados, a expansão da agropecuária no país tem uma relação direta com o desmatamento. Do crescimento total, 64% ou 64,5 milhões de hectares, advêm do desmatamento para pastagem. Outros 10%, ou 10 milhões de hectares, são resultado do desmatamento preparatório para agricultura. Os restantes 26% da expansão, ou seja, 26,7 milhões de hectares, provêm de terras já alteradas anteriormente por ações humanas.

Comparando os números, em 1985, a agropecuária ocupava 187,3 milhões de hectares, representando 22% do território brasileiro. Já em 2022, esse número saltou para 282,5 milhões de hectares, abrangendo um terço da extensão territorial do Brasil.

Em relação ao cultivo, dois protagonistas se destacam: grãos e cana-de-açúcar. Eles foram responsáveis por 96% da expansão total no período em análise. “A soja, o milho, a cana-de-açúcar são as três culturas com maior área, no Brasil. A demanda para essas culturas reflete as condições de produção no país. No caso da soja, o principal destino é a alimentação animal e, no da cana, o setor de energia”, esclareceu Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas.

A equipe do MapBiomas também enfatizou que, apesar do crescimento, a conversão direta de vegetação nativa para agricultura tem se mantido relativamente constante, com uma tendência de queda entre 2018 e 2022. Entretanto, percebe-se uma mudança na distribuição geográfica destas conversões, com destaque para as regiões de Matopiba, Amacro e bioma Pampa.

Além disso, os dados mostram que os estados que mais desmataram para pastagem entre 1985 e 2022 foram Pará, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Tocantins, enquanto Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Goiás lideram em desmatamento para agricultura.

Diante destes dados, a expansão agropecuária no Brasil é um tema que requer atenção e planejamento, visando equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

Peterson Prestes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui