O setor automotivo vislumbra um ano promissor em 2024, impulsionado por juros mais baixos para financiamentos de veículos e pelas perspectivas de crescimento econômico. Após um período marcado pelo início do ciclo de redução da taxa básica de juros pelo Banco Central do Brasil (BC) e por medidas governamentais para estimular o mercado em 2023, surge a questão: será mais fácil comprar um carro zero neste ano?
Esta matéria abordará os seguintes tópicos para responder a essa pergunta:
- Projeção de Aumento nas Vendas
- O Cenário do Crédito Automotivo: Continuará Caro?
- Fatores que Influenciam os Níveis de Juros
- Perspectivas para 2024
- Medidas Governamentais para o Setor
Projeção de Aumento nas Vendas
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a expectativa é de um crescimento de 12% nas vendas de veículos em 2024, totalizando cerca de 2,6 milhões de unidades emplacadas no mercado interno, excluindo motos e implementos rodoviários. Para automóveis e comerciais leves, a previsão é de um aumento de 12%, atingindo 2,44 milhões de emplacamentos. Já a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima um crescimento de 6,1% nos emplacamentos em comparação com 2023.
O Cenário do Crédito Automotivo: Continuará Caro?
Embora o Banco Central tenha iniciado o ciclo de redução da taxa Selic, especialistas apontam que a diminuição das taxas de financiamento de veículos ainda não se reflete imediatamente nas condições oferecidas aos consumidores. O repasse da queda da Selic para os juros ao consumidor tem um período de defasagem, podendo levar de três a seis meses para ser percebido pela população.
Fatores que Influenciam os Níveis de Juros
O nível de juros ainda elevado pode ser atribuído, em parte, ao cenário de inadimplência no setor, que, embora tenha apresentado uma leve melhora, ainda se mantém em patamares significativos. A inadimplência no crédito para aquisição de veículos ficou em 5,2% em dezembro de 2023, segundo dados do Banco Central.
Perspectivas para 2024
Apesar das incertezas, como a política monetária restritiva do BC e questões internacionais, como a situação no Oriente Médio e as eleições nos Estados Unidos, o cenário para o setor automotivo no Brasil é visto de forma positiva pelos especialistas consultados.
Medidas Governamentais para o Setor
Para impulsionar o mercado automotivo, o governo lançou o programa “Mover”, que visa incentivar veículos sustentáveis e pesquisas na área de mobilidade. Financiado pelo aumento do imposto de importação sobre veículos elétricos e placas solares, o programa busca promover a produção nacional de veículos elétricos e tornar os produtos nacionais mais competitivos.
Em suma, embora o cenário ainda apresente desafios, como a defasagem na redução dos juros ao consumidor, as perspectivas são de crescimento para o mercado automotivo em 2024, impulsionadas por medidas governamentais e pela tendência de melhoria nas condições econômicas.
Fonte: g1