Governador Reconhece Uso de ‘Técnicas Inovadoras’ em Desmatamento no Pantanal

    0
    20

    O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, admitiu que o pecuarista Claudecy Oliveira Lemes empregou “técnicas inovadoras” para desmatar 81 mil hectares do Pantanal mato-grossense, superando até os modernos sistemas de monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente do estado. Lemes é acusado de destruir uma extensa área de vegetação no bioma.

    Diante da repercussão nacional do caso, o governador afirmou que o governo já tomou medidas contra o crime e está buscando aprimorar os equipamentos para evitar futuras ações dessa magnitude no estado.

    “Ele [Claudecy] usou uma tecnologia para a qual não estávamos preparados. Tradicionalmente, 99,9% dos casos eram detectados em até 24 horas, quando feitos com tratores ou devastação. Esse tipo de prática leva semanas ou até meses para ser detectada, pois envolve desmatamento químico. Estamos nos adaptando para identificar qualquer atividade nessa direção”, explicou.

    O desmatamento, considerado um dos maiores crimes ambientais no Pantanal mato-grossense, levantou debates sobre a eficácia do monitoramento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do estado, que utiliza tecnologia de satélite. No entanto, os equipamentos ainda apresentam falhas na detecção total dos danos.

    Deputados da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizaram uma vistoria técnica no local e defendem que a secretaria aprimore os meios de fiscalização para combater essa prática.

    Fonte: GazetaDigital26

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui